Milwaukee – O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chegou a Milwaukee, Wisconsin, neste domingo (14), às 15h30 do horário local.
Trump havia considerado adiar a viagem após a tentativa de assassinato no sábado (13).
O que aconteceu
Tentativa de assassinato: Trump sofreu uma tentativa de assassinato no sábado (13), mas decidiu manter sua agenda.
Participação na convenção: Trump participará da Convenção do Partido Republicano, confirmando sua candidatura à presidência.
LEIA TAMBÉM
- Trump presta condolências a vítimas de tiroteio em Milwaukee, EUA
- Durant e Green comandam vitória dos Warriors sobre Bucks na NBA
- Proposta que ratifica a Convenção Interamericana contra o Racismo é aprovada na Câmara
- Um olhar negro sobre a convenção do PDT/RJ
- STF valida saída do país de convenção contra dispensa sem justa causa
Decisão de Trump
Em sua rede social Truth Social, Trump justificou a decisão de não alterar sua programação. “Com base nos terríveis acontecimentos de ontem, eu iria adiar minha viagem a Wisconsin e à Convenção Nacional Republicana em dois dias, mas acabei de decidir que não posso permitir que um ‘atirador’, ou assassino em potencial, force a mudança na programação, ou qualquer outra coisa.”
Portanto, ele partiu para Milwaukee conforme programado. O presidente do Partido Republicano de Wisconsin, Brian Schimming, confirmou que não haverá grandes mudanças no cronograma da Convenção Nacional Republicana.
Importância da convenção
O evento desta semana será crucial para o partido, marcando a confirmação oficial de Donald Trump como candidato à presidência. Um dos momentos mais aguardados é o anúncio do nome que ocupará a posição de vice na chapa de Trump. Mike Pence, que foi vice-presidente durante o mandato de Trump, não está na disputa devido a divergências com o ex-presidente no período pós-eleitoral.
Segurança reforçada
O Serviço Secreto dos Estados Unidos assegurou em uma coletiva de imprensa neste domingo (14) que estão confiantes nos planos de segurança para a convenção em Milwaukee. “Estamos confiantes nos planos de segurança para a Convenção Nacional Republicana. Estamos totalmente preparados”, afirmou o coordenador do Serviço Secreto dos EUA.
Além disso, uma agente especial do FBI declarou que “não há ameaças conhecidas contra a Convenção Nacional Republicana ou qualquer pessoa presente”.
Contexto político
A convenção republicana ocorre em um momento delicado para o Partido Democrata, com membros pressionando o presidente Joe Biden a desistir da corrida eleitoral. Este cenário torna a confirmação de Trump como candidato republicano ainda mais significativa.