Maceió – Num aceno ao senador aliado Renan Calheiros (MDB-AL), a Executiva Nacional do PT interveio na disputa eleitoral de Maceió e determinou a retirada da candidatura a prefeito do petista Ricardo Barbosa. O partido decidiu pelo apoio ao emedebista Rafael Brito na capital alagoana e deve indicar o vice na chapa.
Resumo da Notícia
- PT retira candidatura de Ricardo Barbosa e apoia Rafael Brito
- Decisão visa fortalecer aliança com Renan Calheiros
- Aliança é estratégica para enfrentar JHC, apoiado por Arthur Lira
- Rafael Brito comemora apoio do PT e critica JHC
- Arthur Lira apoia JHC mesmo sem indicar o vice
Estratégia Eleitoral do PT
O Partido dos Trabalhadores (PT) decidiu retirar a candidatura de Ricardo Barbosa à prefeitura de Maceió para apoiar Rafael Brito (MDB). A decisão busca fortalecer a aliança com o senador Renan Calheiros e garantir um candidato forte contra o atual prefeito, João Henrique Caldas (JHC), que conta com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
LEIA TAMBÉM
- Mendonça suspende ação de Lira contra Renan Calheiros
- Lewandowski nega pedido para retirar Renan da relatoria da CPI
- CPI da Covid: Renan, Randolfe, Humberto Costa e os médicos a favor do tratamento precoce
- CPI da Pandemia é instalada e Renan Calheiros é confirmado relator
- Arthur Lira é muito vaiado em Maceió e reclama: ‘Falta de respeito’
Aliança PT e MDB
Rafael Brito, escolhido por Renan Calheiros para a disputa, se posiciona como um nome alinhado ao governo federal. A campanha de Brito pretende nacionalizar o debate, polarizando a disputa contra JHC, que é apoiado por Bolsonaro. A aliança com o PT é considerada fundamental por Calheiros para levar seu candidato ao segundo turno. Com o apoio do PT, Brito deve adotar o discurso de “união de forças contra JHC, que é o candidato de Bolsonaro”.
Reações e Declarações
Rafael Brito comemorou a aliança com os petistas e aproveitou para alfinetar JHC. “O PT e o MDB têm uma aliança histórica em Alagoas. Fazemos parte de um mesmo grupo político, o PT de Alagoas faz parte do governo de Paulo Dantas. Era natural, estamos no mesmo campo e o nosso adversário é o PL de Bolsonaro. Não faria sentido duelarmos. Esta aliança será o melhor para todos os lados. Espero que um dos partidos da federação da qual o PT faz parte indique o vice, será uma honra”, disse Brito.
Resistência Interna no PT
Uma ala do PT era contrária à coligação, já que Ricardo Barbosa e Rafael Brito estavam próximos em intenção de votos, segundo pesquisas locais. Este grupo acreditava que Barbosa poderia ter mais popularidade com o apoio declarado de Lula. No entanto, a decisão não passou pelo diretório local do PT, conforme confirma o presidente do partido em Maceió, Marcelo Nascimento.
“A decisão veio de cima, da direção nacional do PT. Não participamos deste debate e vamos apoiar o Rafael Brito, sim, conforme já decidido pelo partido”, afirmou Nascimento, que diz ainda não ter sido informado em relação ao posto de vice que caberá ao petista na chapa.
Estratégia de Arthur Lira
Arthur Lira apoiará a candidatura de JHC, mesmo sem indicar o vice para a chapa. Em entrevista ao GLOBO, Lira disse que a aliança já está formada e o atual prefeito, por ser bem avaliado, tem a liberdade de escolher quem quiser para ocupar o posto. De acordo com o deputado, a articulação mira nas eleições de 2026, ano em que pode ser candidato ao Senado com o apoio do grupo político do atual chefe do executivo municipal.
JHC escolheu um nome diferente dos apresentados por Lira para vice em sua chapa e já disse a aliados que o posto caberá ao senador Rodrigo Cunha (Podemos). Caso seja reeleito neste ano, o prefeito é cotado para tentar o governo de Alagoas em 2026, deixando a prefeitura nas mãos do seu vice. A movimentação ainda garantiria à família Caldas uma cadeira no Senado, já que a mãe de JHC, Eudócia Caldas, é a suplente de Cunha.
Perguntas Frequentes sobre a Disputa Eleitoral em Maceió
Por que o PT retirou a candidatura de Ricardo Barbosa?
O PT retirou a candidatura de Ricardo Barbosa para apoiar Rafael Brito e fortalecer a aliança com Renan Calheiros.
Quem é o candidato do MDB em Maceió?
Rafael Brito é o candidato do MDB à prefeitura de Maceió, apoiado pelo senador Renan Calheiros.
Qual é a estratégia de Arthur Lira na eleição?
Arthur Lira apoia a reeleição de JHC mesmo sem indicar o vice, visando a articulação para as eleições de 2026.
Com informações de O Globo