Inclusão, tecnologia e acessibilidade

Museu do Amanhã tem robô recepcionista e novidades em acessibilidade

Programação do mês, marcado pelas reflexões sobre a luta da pessoa com deficiência, conta com a 18ª edição da Primavera dos Museus, cujo tema é 'Museus, Acessibilidade e Inclusão'

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Em setembro, o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, intensifica suas ações voltadas à acessibilidade e inclusão, aproveitando a comemoração do Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro. A principal novidade é a robô Ma.IA, desenvolvida para auxiliar visitantes com deficiência visual, guiando-os até pontos importantes como elevadores, banheiros e o restaurante.

Hello Bet
Hello Bet

A programação do mês é marcada pela 18ª edição da Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que ocorrerá de 23 a 29 de setembro. Com o tema “Museus, Acessibilidade e Inclusão”, o evento inclui a introdução de visitas cognitivas-sensoriais no museu, com novos kits de autorregulação sensorial e narrativas adaptadas para atender às necessidades de pessoas neurodivergentes e com deficiência visual. Essas visitas, que requerem agendamento online, ocorrerão diariamente às 9h e terão sonoridades adaptadas.

Além disso, o projeto Entre Museus Acessíveis, em parceria com a ENGIE e a Fundação ENGIE, promoverá os Rolês de Bike nos dias 14 e 21 de setembro. Grupos de ciclistas com deficiência percorrerão o trajeto entre o Museu do Amanhã e o MAC/Niterói, com apoio da CCR Barcas. O primeiro passeio terá o tema “Traço do Arquiteto” e destacará obras de Oscar Niemeyer. O segundo, realizado no Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, abordará vivências e memórias dos territórios habitados pelos participantes.


LEIA TAMBÉM

O projeto Brincar é Ciência também estará em foco com a atividade Experimentações do Brincar, que explorará o tema “RPG Educação Museal e Acessibilidade”. Esta dinâmica de interpretação de papéis é voltada para adolescentes e adultos e visa promover a atuação do educador museal como agente de acessibilidade. O projeto, patrocinado pela ArcelorMittal, oferece uma programação diversificada para todas as idades.

Em 28 de setembro, Dia Internacional do Acesso Universal à Informação, o Brincar é Ciência realizará o Clube da Horta – Agroecologia e Informação, na Providência Agroecológica, no Morro da Providência. O evento discutirá o impacto do uso de agrotóxicos e incluirá atividades de cultivo agroecológico.

Outra atração é a pista de dança da exposição CyberFunk, localizada no Laboratório de Atividades do Amanhã (LAA). Desenvolvida em parceria com o Museu de Arte Moderna de São Paulo, a pista usa subwoofers para amplificar a experiência sonora por meio de vibrações no piso, beneficiando a comunidade surda. A exposição CyberFunk foi prorrogada até 1 de dezembro, assim como a exposição Experimenta Ciência, que permanecerá até 13 de outubro.

Serviço

Primavera dos Museus
Quando? De 23 a 29 de setembro
Ponto de encontro: bilheteria
Classificação: livre
Horário da atividade: 9h
Agendamento online

Entre Museus Acessíveis / Rolê de Bike
Quando? 14 de setembro
Ponto de encontro: Museu do Amanhã
Horário da atividade: 9h
Credenciamento: no local, das 8h10 às 8h30
Inscrições obrigatórias no formulário 

Quando? 21 de setembro
Ponto de Encontro: Museu do Amanhã
Horário da atividade: 9h
Credenciamento: no local, das 8h10 às 8h30
Inscrições obrigatórias no formulário 

Brincar é Ciência
Quando e onde? Dia 24, no Museu do Amanhã; dia 28, na Providência Agroecológica
Inscrições: gratuito no site do Museu do Amanhã
* As inscrições não dão acesso às exposições e demais atrações

Experimenta Ciência: SESI Lab e Museu do Amanhã
Quando? Durante todo o mês
Ingressos: Online ou na bilheteria do Museu do Amanhã
O projeto é apresentado pela Livelo com o patrocínio da Repsol Sinopec

CyberFunk
Quando? Durante todo o mês
Ingressos: Online ou na bilheteria do Museu do Amanhã
O projeto é realizado pelo Laboratório de Atividades do Amanhã – LAA, apresentado pelo Santander, em parceria com o Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo