A peça “Amor e Outras Revoluções” volta aos palcos cariocas para uma curta temporada no Teatro Glauce Rocha, no Centro do Rio, de 24 a 27 de outubro. O espetáculo, que conta com as atrizes Tati Villela e Mariana Nunes, terá sessões de quinta a sábado, às 19h, e no domingo, às 18h.
O retorno do espetáculo ao Rio de Janeiro, onde teve sua estreia no final de 2023, marca a expectativa do público que ainda não assistiu à peça. Segundo Mariana Nunes, o interesse pela obra tem sido grande entre os cariocas.
“A peça nasceu aqui e, desde o final de 2023, não nos apresentamos na capital. São muitas as pessoas do Rio de Janeiro que ainda não viram a peça e pedem muito para que voltemos”, afirmou a atriz.
Inspirada nos textos de bell hooks, em especial “Vivendo de Amor”, a peça aborda o relacionamento de um casal de mulheres negras, Aynah e Luzia, que estão prestes a se casar. Mariana Nunes interpreta Luzia, enquanto Tati Villela assume o papel de Aynah. O enredo mergulha nas dúvidas e reflexões que surgem às vésperas do casamento, conduzindo as personagens a questionamentos profundos sobre o amor.
A dramaturga Tati Villela comentou sobre a relevância do tema abordado pela peça, destacando que o amor é um conceito transformador, conforme explorado pela autora bell hooks.
“O amor é ação, desconstrução e trabalho. Queremos mostrar ao público a importância de sonhar e abrir o coração para quem se ama”, afirmou Villela.
LEIA TAMBÉM
- “Amor e outras Revoluções”, com Mariana Nunes e Tati Villela, no Sesc Copacabana
- Daniel Soranz celebra os avanços da medicina nuclear no Rio
- Curso online gratuito é oportunidade para entender revoluções latino-americanas
- Previsões astrológicas e Horóscopo: como os astros mostram o futuro?
- Nordeste: Um olhar além dos “currais eleitorais”
A peça busca trazer à tona uma narrativa pouco explorada na dramaturgia nacional: o amor entre duas mulheres negras. As personagens, além de refletirem sobre suas próprias vidas, enfrentam questões como o racismo estrutural e as dificuldades enfrentadas pela comunidade LGBTQIAPN+ no Brasil.
A autora da peça reforçou a importância de discutir esse tema na sociedade brasileira: “Precisamos falar de amor entre pessoas negras, sobretudo na sociedade brasileira, onde a todo momento presenciamos as consequências do racismo estrutural”, comentou.
“Amor e Outras Revoluções” também explora o subúrbio carioca como pano de fundo para as vivências das personagens. O cenário periférico é central para a história e reforça a ideia de que o amor é um sentimento presente em todas as camadas sociais, inclusive nas margens urbanas. A peça convida o público a refletir sobre como as histórias de amor podem empoderar esses territórios e enriquecer as vivências periféricas.
O espetáculo, segundo Villela, pretende alcançar diversos públicos e ampliar o diálogo sobre questões raciais e de gênero, além de fomentar o debate sobre o amor em suas múltiplas formas.
Serviço
“Amor e outras Revoluções”
Temporada Teatro Glauce Rocha
Av. Rio Branco, 179 – Centro
Temporada: 24 a 27 de outubro
Dias e horários: quinta à sábado às 19h e domingo às 18h
Ingressos: R$ 60,00 inteira / R$ 30,00 meia