MP recomenda suspensão de transferência de terras em Jericoacoara

por 26 de outubro de 2024
Jericoacoara, no Ceará. Foto: Divulgação
Jericoacoara, no Ceará. Foto: Divulgação

Fortaleza – O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) recomendou nesta sexta-feira (26) que o governo estadual suspenda o acordo de transferência de terras na Vila de Jericoacoara para a empresária Iracema Correia São Tiago, que alega ser dona de 80% da área. O MPCE sugere que a transação seja interrompida até que uma investigação mais aprofundada determine a legitimidade dos registros de propriedade apresentados.

Na recomendação enviada ao Governo do Ceará, à Procuradoria-Geral do Estado (PGE-CE) e ao Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), o MPCE questionou o aumento significativo na área registrada como propriedade da empresária, que teria passado de 441,04 hectares para 924,49 hectares.

Dúvidas sobre a titularidade reforçam necessidade de suspensão

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) também expressou preocupações sobre a integridade e validade dos registros apresentados, o que reforça a necessidade de uma investigação para esclarecer a situação e evitar possíveis irregularidades.

Prefeito de Jijoca de Jericoacoara contesta acordo

O prefeito eleito de Jijoca de Jericoacoara, Leandro Cezar (PP), também se posicionou contra a transferência das áreas para a empresária. Em entrevista ao colunista Carlos Madeiro, do UOL, ele afirmou que já acionou o Ministério Público Federal (MPF) para tentar anular o acordo e garantiu que não permitirá que Iracema Correia São Tiago assuma a posse das terras. “Eles podem até tentar ganhar, mas eles nunca vão assumir”, declarou Cezar.

Perguntas Frequentes sobre a Suspensão da Transferência de Terras em Jericoacoara

Por que o MPCE recomendou a suspensão da transferência de terras?
O Ministério Público recomenda a suspensão para garantir que uma análise completa seja feita sobre a titularidade e legitimidade dos registros de propriedade apresentados pela empresária.

O que motivou o questionamento do aumento de área registrada?
O aumento significativo de 441,04 hectares para 924,49 hectares levantou suspeitas sobre a autenticidade dos registros, o que motivou a necessidade de investigação.

Qual o posicionamento do prefeito de Jijoca de Jericoacoara sobre o caso?
O prefeito Leandro Cezar é contra a transferência e já acionou o MPF para anular o acordo, afirmando que não permitirá que a empresária tome posse das terras.

JR Vital

JR Vital

JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por grandes redações.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Leia Também

Lula - © Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Lula intensifica reorganização dos palanques estaduais do PT para as eleições de 2026

Estratégia prioriza candidaturas competitivas em Minas
Presidente Lula, na inauguração da fábrica da BYD na Bahia. Foto: Ricardo Stuckert

Lula é surpreendido com tatuagem e declaração de amor na Bahia

Fotógrafo agradece programas educacionais criados nos