Mostra inédita no Museu Histórico da Cidade comemora os 460 anos do Rio e revela a essência carioca

A visitação é gratuita e livre para todos os públicos, de terça a domingo, das 9h às 16h

Redacao
Por Redacao
3 Min Read

Obras de dez artistas contemporâneos estão reunidas na mostra “Rio de Corpo e Alma”, que será inaugurada no Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro (MHCRJ), neste domingo (19/01), e fica em cartaz até 09/03. A exposição tem curadoria de Isabel Portella e antecipa as comemorações dos 460 anos do Rio, que serão completados no dia 1º de março. A visitação é gratuita e livre para todos os públicos, de terça a domingo, das 9h às 16h.  

O projeto foi contemplado pelo edital Pró-Carioca – Programa de Fomento à Cultura Carioca, da Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), e o vencedor do edital foi a Fava Comunicação & Arte, com produção da BelOlhar. 

“Rio de Corpo e Alma” reúne esculturas, fotografias, pinturas e instalações sobre a história da cidade, sua configuração como metrópole contemporânea e as transformações pelas quais vem passando ao longo dos anos.  “A exposição reflete a essência do Museu Histórico da Cidade: “Um espaço vivo, em constante transformação, que abraça a pluralidade de olhares e narrativas para reinterpretar a história e o futuro da nossa cidade”, afirma Gisele Nery, diretora do museu.

Os artistas convidados são Agripina Manhattan, André Arruda, Andréa Hygino, Julie Brasil, Marcela Araújo, Márcia Falcão, Patrizia D’Angelo, Pedro Varela, Rafa Bqueer e Zé Carlos Garcia. Cada um deles escolheu uma ou mais peças da reserva técnica do MHCRJ para criar novas obras inspiradas nas originais. O projeto terá ainda performances, um ciclo de debates com a curadora, convidados e os artistas envolvidos, além de visitas guiadas.

O museu

Mantido pela Prefeitura e gerido pela Secretaria Municipal de Cultura, o Museu Histórico da Cidade foi criado em 1934 e está instalado no Parque da Gávea. Oferece um rico acervo histórico, composto por mais de 24 mil itens, nas categorias mobiliário, numismática, armaria, escultura, pintura, joalheria, gravura, fotografia, porcelana, cristais, mapas e projetos paisagísticos e arquitetônicos, entre outros. Também disponibiliza para os visitantes uma vista panorâmica e ampla área verde.  

Serviço

Exposição “Rio De Corpo e Alma”

Local: Museu Histórico da Cidade  | Parque da Cidade – Estrada Santa Marinha s/n, Gávea

Data: 19 de janeiro a 09 de março de 2025. Abertura às 11h

Visitação: Terça a domingo, das 9h às 16h 

Entrada franca | Classificação Livre

Compartilhe esta notícia