Ouro Branco (MG), 11 de março de 2025 – A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, recebeu, nesta terça-feira (11), a visita do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, na unidade de Ouro Branco (MG). Na ocasião, o presidente acompanhou, ao lado do CEO da Gerdau, Gustavo Werneck, do presidente do Conselho de Administração da Gerdau, André Gerdau Johannpeter, do vice-presidente do Brasil e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e de autoridades ministeriais os investimentos da Companhia na operação, incluindo as obras de expansão da capacidade de bobinas a quente.
A ampliação da capacidade do laminador de bobinas gerou mais de 2.500 empregos na região e conta com um investimento de R$ 1,5 bilhão, parte de um plano de R$ 6 bilhões destinado à modernização e ampliação das operações da Gerdau em Minas Gerais. Com isso, a Empresa ampliará sua capacidade anual de produção de bobinas a quente em 250 mil toneladas, para 1,1 milhão de toneladas ao ano, ao final do primeiro trimestre de 2025.
A visita do presidente Lula na unidade reforça o compromisso de 124 anos da Gerdau com o desenvolvimento econômico e sustentável da região e do País. “Como empresa genuinamente brasileira, a Gerdau segue fortalecendo sua presença em Minas Gerais, criando oportunidades de negócios, gerando empregos e renda nos municípios em que está presente. Reafirmamos nosso papel como protagonistas na construção do futuro do Brasil e no setor industrial nacional, compartilhando valor com toda a cadeia de valor do aço, oferecendo produtos e soluções inovadores para nossos clientes”, afirma Gustavo Werneck, CEO da Gerdau.
Com uma capacidade anual de 4,5 milhões de toneladas, a planta de Ouro Branco é a maior unidade produtora de aço da Gerdau no mundo, representando 12% de todo o aço produzido no Brasil. A operação ocupa uma área de 10 milhões m², incluindo 5 mil hectares de área verde preservada, com dois altos-fornos para a produção de aços longos e planos, como vergalhões, fio-máquina, perfis estruturais, chapas grossas e bobinas a quente, atendendo aos mercados da construção civil, automotivo, agropecuária, energia, naval, ferroviário, entre outros. Diariamente, mais de 10 mil pessoas circulam pela planta, entre colaboradores e terceiros.