terça-feira, setembro 23, 2025
22 C
Rio de Janeiro
InícioArtesFilmes e Séries'Picasso - Um Rebelde em Paris' chega aos cinemas brasileiros
Artes

‘Picasso – Um Rebelde em Paris’ chega aos cinemas brasileiros

Anarquista, desconhecido e revolucionário: um novo olhar sobre o artista mais influente do século XX, 50 anos após sua morte. O documentário revela o lado mais íntimo e menos conhecido de Pablo Picasso, traçando um mapa humano e artístico de Paris – cidade que moldou sua vida e obra.

Esta é a premissa de “Picasso – Um Rebelde em Paris” (“Picasso: Un ribelle a Parigi – Storia di una vita e di un museo”), de Simona Risi, que faz sua estreia nos cinemas do Brasil nesta quinta-feira, dia 11 de setembro de 2025, com distribuição da Autoral Filmes

O filme entra em cartaz nas cidades de Aracajú (SE), Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Maceió (AL), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Vitória (ES). Praças e horários podem ser conferidos no Instagram @autoral_filmes.

Com participação de Mina Kavani (atriz iraniana vencedora do Prêmio Especial do Júri no Festival de Veneza 2022 por “No Bears”), o filme alterna entre o vasto acervo do Museu Nacional Picasso em Paris e os bairros que marcaram sua trajetória. Mais do que uma biografia, é um mergulho na mente de um gênio, nas contradições de seu caráter e no contexto histórico que o cercava.

“Picasso – Um Rebelde em Paris” integra o Circuito Arte no Cinema, ciclo de documentários sobre arte, cuidadosamente selecionados pela Autoral Filmes nos prestigiados mercados do Festival de Cannes e da Berlinale 2025. “Andy Warhol – Um Sonho Americano” foi o título de abertura em junho. Os próximos lançamentos nos cinemas brasileiros serão “Maldito Modigliani”, que estreia no dia 13 de novembro, e “Munch – Amor, Fantasmas e Vampiras”, que chega às teas no dia 4 de dezembro.

O filme se move continuamente dentro e fora do museu, que tem a maior coleção existente dedicada ao pintor com milhares de obras e material de arquivo, e segue Picasso pelos bairros parisienses onde viveu. Desde os primeiros dias em ateliês sem aquecimento até os grandes apartamentos de classe média onde seu sucesso começou: uma jornada física e intelectual para obter uma compreensão mais profunda de sua obra e espírito.

A história de uma vida e de um museu cria e desenvolve um retrato original de Pablo Picasso, delineando a natureza contraditória de seu personagem – generoso e despótico ao mesmo tempo, feito de sol e sombra, muitas vezes escondido atrás de uma máscara – e a duplicidade de seu comportamento, mesmo com as muitas mulheres em sua vida.

“Uma revolução na forma, mas acima de tudo na maneira como vemos as coisas”, assim Simona Risi define o trabalho do mestre espanhol. “Nosso filme usa uma linguagem contemporânea para contar a história de um gigante do modernismo”, explica. No filme, a atriz Mina Kavani nos leva a lugares como o circo, um dos favoritos do artista. Após os espetáculos, ele preenchia suas telas com acrobatas. “Em nosso documentário, o circo é uma metáfora para ilustrar a personalidade complexa do protagonista e suas dificuldades em encontrar um equilíbrio entre os opostos”, resume.

A dupla natureza de seu personagem desencadeou o debate: é possível separar o artista do homem? Sempre presente no plano de fundo está a Paris da época de Picasso, também uma cidade cheia de contradições que, na virada do século, justamente quando se tornava uma metrópole aberta e moderna, demonstrava intolerância e xenofobia em relação aos imigrantes.

E Picasso era um imigrante, um anarquista entre anarquistas em Montmartre, o tipo desconfiado, alguém a ser cauteloso. Aspectos pouco conhecidos do pintor emergirão, revelando um lado dele que historiadores e estudiosos da arte estão apenas agora começando a investigar, como o fato de ele ser “um estrangeiro” em Paris.

“Picasso – Um Rebelde em Paris” inclui também análises de seus trabalhos. Descobriremos até mesmo por que é possível lançar um olhar “queer” sobre a obra do artista sem esforço. O trabalho inclui ainda leituras de trechos de cartas e livros sobre o pintor.

O filme é complementado por entrevistas com críticos de arte, curadores, intelectuais e artistas que nos ajudarão a ter acesso à mente de Picasso. Entre eles estão Cécile Debray, presidente do Museu Nacional Picasso em Paris, Annie Cohen-Solal, autora do livro “Un étranger nommé Picasso” e os historiadores de arte Marie-Laure Bernadac e Eugenio Carmona Mato.

Serviço:

“Picasso – Um Rebelde em Paris” (“Picasso: Un ribelle a Parigi – Storia di una vita e di un museo”), de Simona Risi

Estreia nos cinemas brasileiros dia 11 de setembro de 2025

Praças de exibição: @autoral_filmes

Trailer Legendado

Sinopse

Anarquista, estrangeiro, revolucionário: uma nova interpretação do artista mais incrível do século XX. Este documentário investiga a natureza contraditória do personagem de Picasso, explorando sua generosidade e despotismo, luz e sombra, muitas vezes ocultos por trás da máscara. O filme aborda o debate: é possível separar o artista do homem? Explora a dupla natureza do personagem de Picasso em Paris naquela época, uma cidade repleta de contradições, tolerância e xenofobia. O documentário revela aspetos pouco conhecidos do pintor, incluindo seu status de “estrangeiro” em Paris, seu papel como anarquista entre anarquistas em Montmartre e seu olhar “queer” sobre sua própria obra. Acompanhado por leituras de cartas do Museu Picasso e de vários livros, o filme apresenta entrevistas com críticos de arte, curadores, intelectuais e artistas.

Ficha técnica

Direção: Simona Risi

Produção: Franco di Sarro e Didi Gnocchi

Roteiro: Sabina Fedeli, Didi Gnocchi e Arianna Marelli

Direção de Fotografia: Lorenzo Giromini

Montagem: Beatrice Corti

Música original: Emanuele Matte

Elenco: Mina Kavani

Produção: 3D Produzioni e Nexo Digital

Parimatch Cassino online
Redacao
Redacaohttps://www.diariocarioca.com
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Relacionadas

“O Ceará é parte de mim”, diz Mariana Ximenes ao receber homenagem no 35° Cine Ceará 

Atriz tem raízes cearenses e recebeu o Troféu Eusélio Oliveira como reconhecimento pela trajetória, especialmente no cinema

“Truque de Mestre – O 3º Ato” ganha novo cartaz

Com distribuição da Paris Filmes, filme estreia em novembro nos cinemas

Morre Robert Redford, lenda de Hollywood

Astro de Hollywood e cineasta, Robert Redford morre aos 89 anos; ator fundou o prestigiado Festival de Sundance.

Filmes do Rio de Janeiro são premiados no FAM 2025

Pelo voto popular, a animação A História de Ayana e o documentário À Flor da Pele venceram nas mostras Infantojuvenil e Petrobras On-line

O Agente Secreto vai representar o Brasil no Oscar 2026

Filme de Kleber Mendonça Filho, com Wagner Moura, foi escolhido pela Academia Brasileira de Cinema; longa, ambientado em 1977, venceu prêmios em Cannes.

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias