Há muitas décadas o futebol europeu se tornou popular no Brasil. A Liga Inglesa e a Liga dos Campeões da Europa, por exemplo, são febres por aqui. Muito se deve aos jogadores brasileiros que brilham em times como o Gabriel Jesus no Arsenal e o Richarlison no Tottenham. Porém, uma tendência notada nos últimos anos foi o crescimento do interesse do torcedor brasileiro na Serie A, a principal liga de futebol da Itália.
O tradicional futebol italiano ficou famoso no Brasil na década de 1980 com a chegada de grandes ídolos sul-americanos, como Zico na Udinese e Maradona no Napoli. O contexto da época também teve grande relevância para a ascensão da Serie A naqueles anos. Se hoje a Liga Inglesa é considerada o melhor campeonato de futebol do mundo, naquela época era a Serie A. Investimentos milionários e patrocínios de alto calibre atraíram os maiores nomes do futebol daquela década. Nas décadas seguintes, vimos o crescimento de outras ligas e o esvaziamento do interesse internacional (e brasileiro) no campeonato italiano.
Atualmente, vemos uma nova geração de fãs do futebol italiano crescendo no Brasil. O que está por trás desse fenômeno? Que o futebol é cíclico e ondas de interesse vem e vão é fato, porém há algumas razões que podem explicar por que os fãs da Serie A italiana estão crescendo no país.
História e Tradição
Milan, Juventus, Inter, Roma, Napoli… A Serie A é um dos campeonatos mais tradicionais da Europa e do mundo. Seus times são lendários e multicampeões. Um reflexo disso é a seleção italiana ter quatro estrelas na camisa, ficando atrás apenas do Brasil quando o assunto é Copa do Mundo.
Assim como no Brasil, o futebol está na veia dos italianos. Essa paixão explica até mesmo o mercado da aposta esportiva, tão novo no Brasil, ser tão tradicional na Itália. Por ser uma liga extremamente equilibrada e cheia de clássicos, as odds Serie A costumam ser muito atrativas. Tanto para os brasileiros quanto para os italianos, apostar em jogos da Serie A é uma junção de emoção com estratégia já que a imprevisibilidade aumenta as oportunidades para quem acompanha o torneio de perto. E, é claro, faz parte da cultura local.
Brasileiros atuando na liga
Além de Zico, diversos outros brasileiros fizeram história no campeonato italiano. Um dos grandes nomes que atuaram no país é Adriano, que inclusive ganhou o apelido Imperador quando atuou pela Inter e realizou partidas lendárias pelo time italiano. Além dele, destacamos Ronaldo Fenômeno, Kaká e Cafu. Atualmente, nomes como Luis Henrique e Carlos Augusto mantêm o interesse brasileiro no campeonato italiano.
Transmissão da Serie A
Por um longo período foi difícil achar um canal que transmitisse a liga italiana no Brasil. Porém, o surgimento das plataformas de streaming aumentou a acessibilidade, juntamente com alguns canais da TV fechada que também passaram a transmitir jogos da Serie A. Com narração e comentários adaptados ao público brasileiro, foi mais fácil atrair espectadores.
Times em destacando
Se a Juventus dominou no passado, vemos um cenário mais equilibrado nos dias de hoje. Napoli, Inter e Milan se destacam entre os melhores. A disputa pelo título tem sido de grandes emoções nos últimos anos, entregando um campeonato mais renovado e equilibrado. Os times italianos também vem se destacando no cenário mundial, com a Inter chegando à final da Liga dos Campeões da Europa em 2023, o que arrasta ainda mais fãs para a Serie A.
Estilo de jogo
O torcedor brasileiro está acostumado com o chamado “futebol arte”, ou seja, aquele tipo de jogo que te prende pela beleza e eficiência. Por muito tempo, o futebol europeu ficou estigmatizado como um futebol defensivo, sem malemolência, sem graça. Nas últimas décadas, porém, com o intercâmbio de técnicos e jogadores, o futebol do velho continente manteve a eficiência, mas se desenvolveu tornando-se mais atraente e mais bonito. Isso aconteceu, por exemplo, com o futebol italiano. Se antes era visto como defensivo, hoje muitos técnicos da Serie A optam por esquemas ofensivos e modernos, entregando mais emoção e atraindo mais espectadores.
De forma geral, o crescimento do interesse pela liga italiana não segue receita de bolo. É um misto de história e tradição com curiosidade do torcedor brasileiro de seguir o ídolo que sai de times lendários do Brasil para atuar na Serie A. É também circunstancial com a ascensão de times italianos na Europa e diversificação no topo da tabela do campeonato italiano, assim como um novo estilo de jogo mais atraente ao público brasileiro e a facilidade de assistir um jogo da Serie A pela TV brasileira ou streaming de fácil acesso.