terça-feira, setembro 23, 2025
21.8 C
Rio de Janeiro
InícioMundoEuropaProtestos pró-Palestina forçam suspensão da chegada da Vuelta 2025 em Madri
Contra o Genocídio

Protestos pró-Palestina forçam suspensão da chegada da Vuelta 2025 em Madri

Manifestantes bloquearam o trajeto final da prova contra a participação da equipe Israel-Premier Tech, levando à neutralização da etapa e cancelamento da cerimônia de pódio.

A tradicional chegada da Vuelta a España 2025 em Madri foi suspensa neste domingo (14) após protestos pró-Palestina no centro da capital espanhola.

Manifestantes ocuparam trechos da Gran Vía e da Plaza de Cibeles, derrubaram barreiras e forçaram a intervenção policial, o que levou a organização a encerrar a prova antes da entrada no circuito final.

Os ciclistas foram parados no Paseo de la Virgen del Puerto e, após a neutralização do pelotão, direcionados ao Campo del Moro, próximo ao Palácio Real. A organização confirmou que não haveria cerimônia de pódio em Cibeles.


Protesto político e confronto

As manifestações começaram de forma pacífica, mas se intensificaram com a presença de grupos contrários à equipe Israel-Premier Tech, que participou da competição. Houve relatos de cargas policiais em alguns pontos do percurso, enquanto em outros o bloqueio foi apenas realizado por manifestantes.

O episódio repercutiu politicamente. O prefeito de Madri, José Luis Martínez-Almeida, culpou o presidente do governo, Pedro Sánchez, pela situação. Já a presidente da Comunidade de Madri, Isabel Díaz Ayuso, acusou Sánchez de “lançar fogo contra os ciclistas para dividir o país”.


Vingegaard campeão

Apesar do cancelamento da chegada, a classificação final foi confirmada. O dinamarquês Jonas Vingegaard (Visma) conquistou pela primeira vez a Vuelta, somando o título espanhol ao do Tour de France e já mirando o Giro de Itália 2026 em busca da tríplice coroa.

Os demais campeões foram: Mads Pedersen (camisa verde, pontos), Jay Vine (camisa de montanha) e Matthew Riccitello (camisa de melhor jovem).

A suspensão da etapa decisiva representou um desfecho inédito na história recente da Vuelta a España, marcando o encontro entre esporte, política e a luta internacional em solidariedade ao povo palestino.

Parimatch Cassino online
Redacao
Redacaohttps://www.diariocarioca.com
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Relacionadas

Trump elogia Lula na ONU e fala em “química excelente”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (23) ter se encontrado rapidamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a abertura da Assembleia...

França reconhece Estado Palestino durante cúpula da ONU em Nova York

Macron anuncia decisão histórica em meio ao massacre em Gaza, que já deixou mais de 65 mil mortos, e defende solução de dois Estados

Trump associa paracetamol ao autismo e sugere leucovorina como tratamento, sem respaldo científico

Comunidade médica e farmacêuticas contestam declarações do presidente dos EUA, que ligou analgésico a risco de autismo em grávidas

Lula diz que ‘tirania do veto’ impede ONU de evitar atrocidades e volta a afirmar que Gaza sofre ‘genocídio’

Presidente brasileiro discursou em conferência sobre a Palestina, em Nova York, na véspera de abrir a Assembleia Geral da ONU

Reino Unido, Canadá e Austrália reconhecem Estado da Palestina

Países ocidentais anunciam reconhecimento oficial e reforçam compromisso com a solução de dois Estados.

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias