Durante evento comemorativo do Dia dos Professores nesta quarta-feira (15) no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou com bom humor sobre o encontro que teve com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Assembleia Geral da ONU, em setembro, e sobre uma conversa telefônica recente com o líder norte-americano.
Lula ironizou a declaração de Trump na ONU, quando o republicano disse que houve “química excelente” entre eles:
“Sabe, não pintou química [com Trump], pintou uma indústria petroquímica”, disse Lula aos risos, ressaltando a complexidade e força da relação bilateral.
Encontro diplomático entre Mauro Vieira e Marco Rubio
O presidente confirmou que na quinta-feira (16) o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, terá uma reunião de negociação com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, em Washington. Lula enfatizou a importância da relação humana dizendo:
“Amanhã nós vamos ter a conversa de negociação e eu estou dizendo isso para vocês porque a nossa relação, a relação humana, é química.”
Contexto da relação Brasil-EUA
No encontro na ONU, Trump destacou ter tido uma conversa rápida, de 29 segundos, com Lula e que houve um abraço entre os dois. A ligação subsequentemente tratou de questões comerciais, especialmente tarifas impostas pelos EUA sobre produtos brasileiros. Segundo integrantes do governo brasileiro, a conversa de cerca de 30 minutos teve um tom amigável e positivo.
Os encontros diplomáticos refletem o esforço de reaproximação e negociação entre os dois países, superando impasses criados nos últimos anos.
