Embate

Eduardo Paes chama de “ridículo” o debate sobre segurança e responsabiliza Castro pelo caos no Rio

por 1 de dezembro de 2025
Eduardo Paes e Lula - Foto: Ricardo Stuckert
Eduardo Paes e Lula - Foto: Ricardo Stuckert
Atualizado em 01/12/2025 11:07

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), saiu publicamente em defesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e criticou duramente o governador Cláudio Castro (PL) pela gestão da segurança pública no estado. A declaração de Paes ocorreu após a repercussão da megaoperação contra o Comando Vermelho nos complexos da Penha e do Alemão, uma das mais letais da história.

Em evento do fórum empresarial do grupo Esfera, Paes afirmou que a questão da segurança precisa ser “clarificada”, pois a responsabilidade primária é dos governos estaduais.

“Se a segurança vai mal, a culpa é do governador do Rio e dos outros estados do país. O que está sendo feito é um jogo de empurra, é absolutamente ridículo,” disse Paes.

O prefeito reconheceu que o governo federal e os municípios podem auxiliar, mas insistiu que o controle do sistema de segurança pública cabe aos governos estaduais.

🤝 Defesa de Lula e Crítica à Seletividade

Paes, cotado para disputar o governo do estado em 2026, usou a comparação com outros estados para defender a atuação de Lula.

Ele questionou a seletividade das críticas dirigidas ao Planalto apenas por conta da crise no Rio de Janeiro:

“Por que só no Rio é culpa dele [Lula]? Ele é presidente do Brasil inteiro… Ele não tem responsabilidade sobre os bons números de segurança pública em Santa Catarina? Ele [Lula] pediu ao governador, Jorginho Mello, para cumprir com as obrigações dele. A Polícia Federal não é a mesma que atua no Rio?”, argumentou Paes.

💥 Crise Entre Castro e Governo Federal

A megaoperação, que resultou em 122 mortes, gerou atritos entre o governo estadual e o federal. Inicialmente, o governador Cláudio Castro declarou que estava “sozinho” no enfrentamento ao crime, provocando uma reação do ministro da Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, que negou ter recebido qualquer pedido formal de ajuda.

Posteriormente, Castro recuou, alegando ter sido “mal interpretado”. A crise foi contornada no dia seguinte, quando o governo estadual e o federal lançaram um escritório conjunto para combater o crime organizado no Rio.

JR Vital

JR Vital

JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por grandes redações.