Rio de Janeiro – Em janeiro, o Galpão Bela Maré realiza o programa Bela Verão – Pelo Direito de Brincar, um evento para as crianças e famílias. A programação será sempre aos sábados, a partir das 11h, com atividades de lazer e diversão durante todo o mês.
O programa tem a intenção de assegurar que as crianças, principalmente da Nova Holanda, no Conjunto de Favelas da Maré, tenham prazer de existir e brincar em seu próprio território, garantindo o acesso ao lazer, e valorizando as infâncias negras e periféricas.
O Bela Verão proporciona experiências de refrescância, com banho de piscina e mangueira, e distribuição de picolés. Na parte artística, haverá oficinas e brincadeiras como ação poética, guerra de bexiga de água, oficina de bolhas e espuma e produção de barquinhos flutuantes.
E janeiro também segue com duas exposições em cartaz: “Mandingueira”, da artista Pedra Silva, e “ELÃ 2025 – Desejar”, que é resultado do trabalho dos residentes do projeto.
Mais Notícias
No dia 15 de janeiro às 15h haverá a oficina Cartografias do PorVir, que compõe a programação da ELÃ e convida os participantes a pensarem sobre as obras da exposição e criarem as suas versões durante a atividade.
No Cine Bela Acessível serão exibidas quatro obras audiovisuais na quinta-feira, dia 22 de janeiro, às 16h.
Já no Espaço Leitura – Contação, que acontece na quinta, dia 29 de janeiro, às 11h, o livro “Diário dos Sonhos” de Reinaldo Domingos, irá inspirar os participantes a pensar sobre o poder de sonhar e de transformar seus desejos em realidade.
A Programação Anual do Galpão Bela Maré é apresentada pelo Ministério da Cultura e Observatório de Favelas, tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, Itaú Unibanco e White Martins, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, apoio institucional do Itaú Cultural e do Instituto JCA; parceria com Automatica e TradInterLab; e realização do Observatório de Favelas, Funarte, Ministério da Cultura e Governo Federal Brasil. Este projeto foi fomentado pelo PROGRAMA FUNARTE DE APOIO A AÇÕES CONTINUADAS 2023
Sobre o Galpão Bela Maré
O Galpão Bela Maré, projeto do Observatório de Favelas realizado em parceria com a Automática, é um espaço voltado à difusão, produção, mobilização, formação e fruição das artes e das expressões culturais através de suas mais variadas manifestações, visando, sobretudo, articular a produção artística periférica com o circuito da arte contemporânea no Rio de Janeiro. Inaugurado em 2011, consolidou-se como um espaço de referência na cidade para o debate do papel político da arte, especialmente no contexto das periferias.
Sobre o Observatório de Favelas
O Observatório de Favelas, criado em 2001, é uma organização da sociedade civil sediada no Conjunto de Favelas da Maré, com atuação nacional. A organização busca promover o direito à cidade e incidir sobre políticas públicas, valorizando as favelas e periferias como territórios de potência e direitos.
Serviço
Programa Bela Verão – Pelo Direito de Brincar
Quando? Aos sábados, a partir das 11h, de 10 a 31 de janeiro.
Atividades por data:
10/01/2026 – Banho de Piscina + Distribuição de Picolé + Ação Poética Terra ou Mar
17/01/2026 – Banho de Piscina + Distribuição de Picolé + Guerra de Bexiga de Água
24/01/2026 – Banho de Piscina + Distribuição de Picolé + Oficina Bolhas e Espuma
31/01/2025 – Banho de Piscina + Distribuição de Picolé + Oficina Barquinhos Flutuantes
Local: Galpão Bela Maré – Rua Bittencourt Sampaio, 169, Maré – RJ
Exposição Mandingueira
Visitação: de terça à sábado, das 10h às 18h
Visitas mediadas: terças e quintas às 14h
Duração da exposição: até fevereiro de 2026
Classificação: Livre
Local: Galpão Bela Maré – Rua Bittencourt Sampaio, 169, Maré – RJ
Exposição ELÃ 2025 – Desejar
Visitação: de terça à sábado, das 10h às 18h
Visitas mediadas: terças e quintas às 14h
Duração da exposição: até 31 de janeiro de 2026
Classificação: Livre
Local: Galpão Bela Maré – Rua Bittencourt Sampaio, 169, Maré – RJ
Oficina: Cartografias do PorVir (Elã 2025)
Quinta-feira, 15 de janeiro, às 15h
Local: Galpão Bela Maré
CineBela Acessível
Quinta-feira, 22 de janeiro, às 16h
Obras exibidas: O menino que engoliu o choro ( Joubert Amaral, 2023 – Livre); Fitas (Erica Milsom, 2020, Livre), Diferenças ( Lisandro Santos, 2021 – Livre)
Local: CineBela do Galpão Bela Maré
Espaço de Leitura CONTAÇÃO: “Diário dos Sonhos”
Autor: Reinaldo Domingos
Quinta-feira, 29 de janeiro às 11h
Local: Galpão Bela Maré



