Histórias

👸 REPRESENTATIVIDADE: Sesc Tijuca Celebra Consciência Negra com a ‘Primeira Princesa Negra da Literatura Brasileira’

19 de novembro de 2025
leia em 1 min
Sesc Tijuca recebe contação de histórias em homenagem ao dia da Consciência Negra
Divulgação

No Dia da Consciência Negra (20 de novembro), o Sesc Tijuca será palco de uma celebração à representatividade e ao protagonismo negro na literatura infantil. O evento destaca o clássico “Violeta, a Princesa Cor de Bombom”, escrito por Veralinda Menezes.

A sessão, que acontece no dia 20 de novembro, às 14h, é uma iniciativa contemplada pelo Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar – Apresentação Literária e tem entrada gratuita.

✨ Protagonismo Negro e Empoderamento Feminino

O projeto “Dezesseis Anos de Violeta, Princesa Cor de Bombom” visa reafirmar a importância da diversidade na formação das infâncias, trazendo à cena a primeira princesa negra da literatura brasileira.

Mais do que um conto de fadas, a obra propõe um diálogo fundamental sobre empoderamento feminino, identidade e diversidade.

“Violeta nasceu para mostrar que meninas negras também podem ser princesas, heroínas, rainhas e guerreiras. O imaginário infantil é uma semente poderosa: quem se vê no conto, se reconhece no mundo real”, explicou a autora, Veralinda Menezes.

A programação especial inclui:

  • Contação de histórias com dramatização e música.
  • Rodas de conversa e palestra sobre diversidade.
  • Sessão de autógrafos com a autora Veralinda Menezes.

A classificação é livre. O Sesc Tijuca fica na R. Barão de Mesquita, 539, Tijuca.

JR Vital

JR Vital

JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por grandes redações.