O Teatro Sesc Ginástico reabriu as portas, nesta sexta-feira (12/12), com uma apresentação histórica de Fernanda Montenegro, que 64 anos após a sua última passagem pelo palco, um dos mais tradicionais da cultura carioca, voltou a se apresentar no local.
A partir deste sábado (13/13), o público terá a oportunidade de conhecer um dos projetos urbanos mais ambiciosos da região central da cidade, e aproveitar uma programação que inclui além de mais duas apresentações de Fernanda, um concerto inédito do maestro Wagner Tiso e Andréa Beltrão, no solo “Lady Tempestade”. O teatro reabre as portas com os ingressos esgotados.
Fechado temporariamente em 2023, a reinauguração do teatro foi primeira entrega concreta do amplo projeto de retrofit do antigo Clube Ginástico Português, na Avenida Graça Aranha. O público pode vivenciar parte do novo complexo cultural, esportivo, de saúde e de lazer que o Sesc RJ está desenvolvendo no edifício construído em 1938 — um conjunto que, quando concluído em maio de 2026, reunirá piscina semiolímpica elevada, cinema ao ar livre, mirante, praça pública, restaurante reativado, galeria de exposição, quadra poliesportiva, espaços de saúde e salas multiuso.
O edifício, adquirido pela instituição em 2002, passa por uma modernização completa: o teatro recebeu novas poltronas, iluminação aprimorada, tratamento acústico e adequação às normas de acessibilidade e segurança que devolvem o espaço às suas características originais, agora com padrão contemporâneo. O projeto arquitetônico do teatro é assinado pela Fábrica Arquitetura, enquanto o retrofit completo da edificação está a cargo do LARQ Arquitetura e Planejamento. O desafio envolve aproximadamente 14.180 metros quadrados entre áreas novas e estrutura histórica preservada, com soluções técnicas pensadas para revitalizar um ícone do Art Déco carioca.
A abertura do teatro é apenas o primeiro passo do que se tornará a nova unidade do Sesc Ginástico. Quando pronto, o complexo abrigará áreas de convivência, equipamentos culturais, espaços esportivos e ambientes destinados à atenção à saúde — uma resposta às transformações demográficas do Centro, cada vez mais residencial e demandando serviços de lazer, cultura e bem-estar. A obra combina preservação do patrimônio e inovação arquitetônica, incluindo o resgate da piscina semiolímpica elevada no nono pavimento, da varanda-mirante e do restaurante tradicional do clube, além de integrar circulação vertical, terraços, jardins e áreas abertas.
Para Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente do Sesc, Senac e Fecomércio RJ, o novo Ginástico se alinha ao movimento de revitalização urbana esperado para os próximos anos: trabalhadores, moradores e turistas encontrarão ali um espaço múltiplo, que devolve vida ao Centro e amplia a presença das instituições no território. “Temos uma expectativa muito grande sobre o novo Sesc Ginástico, porque ele atende a diversos anseios da sociedade. Os trabalhadores do Centro precisam de um espaço de descompressão; os novos moradores do Centro precisam de ambientes de lazer no momento de folga; os turistas esperam encontrar uma unidade Sesc repleta de atrações no centro da cidade. Estamos transformando essa unidade em referência nacional e elevando ainda mais o Rio à condição de cidade representativa do Brasil em termos turísticos”, explica.
O projeto do Sesc Ginástico se soma às iniciativas recentes do Senac RJ na região, como a Cápsula – Centro de Inovação Senac RJ, na Presidente Vargas, e o Restaurante Escola Senac Casa Villarino Bar, que resgatou um dos berços da Bossa Nova e símbolo da boemia carioca.
Com a reabertura do Teatro Sesc Ginástico, o público volta a ocupar um dos palcos mais tradicionais da cidade, enquanto o edifício do antigo clube inicia sua transformação em um importante marco arquitetônico e cultural da capital. O retorno do teatro ao circuito reforça o movimento de revalorização do Centro do Rio e oferece ao público carioca um espaço renovado, preparado para receber grandes espetáculos e celebrar a memória viva do patrimônio cultural da cidade.
Programação de dezembro já está esgotada; em janeiro, musical inédito homenageia Bibi Ferreira
Logo após a reinauguração oficial para convidados nesta sexta-feira (12/12), o palco recebe, novamente, Fernanda Montenegro com o solo “Fernanda Montenegro lê Simone de Beauvoir”, baseado em A cerimônia do Adeus, obra em que Beauvoir relata os últimos dez anos de vida ao lado de Jean-Paul Sartre. O espetáculo, aberto ao público nos dias 13 e 14 de dezembro, teve os ingressos esgotados em poucos minutos. Na sequência, Andrea Beltrão apresenta “Lady Tempestade”, em cartaz nos dias 19, 20 e 21, dramatizando os diários de Mércia de Albuquerque, advogada pernambucana reconhecida por sua atuação em casos emblemáticos de defesa dos direitos humanos, em montagem dirigida por Yara de Novaes com dramaturgia de Sílvia Gomez. Os solos de Montenegro e Beltrão dão início ao processo de devolução do Ginástico ao circuito cultural carioca.
A música entra em cena logo depois, no dia 16, com o concerto especial de 80 anos de Wagner Tiso, apresentado exatamente na data de aniversário do maestro. Acompanhado por uma formação criada especialmente para a ocasião — que reúne músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira e convidados como Amilton Godoy, Toninho Horta, Beto Guedes, Nivaldo Ornelas, Robertinho Silva, Dudu Lima, Márcio Malard, Cyrano Almeida, Tutuca, Sanducka, entre outros — Tiso revisita momentos fundamentais de sua trajetória, do Clube da Esquina às trilhas para o cinema. Todos os arranjos foram recriados pelo próprio compositor especialmente para esta apresentação.
Já em janeiro, o teatro recebe o musical “O Céu de Bibi Ferreira”, homenagem à artista que atravessou mais de oito décadas de palco. Com texto de Gabriel Chalita, direção de Gustavo Barchilon e direção musical de Carlos Bauzys, o espetáculo transforma a vida e a obra de Bibi em um jogo cênico entre memória, identidade e criação. Giulia Nadruz, Bárbara Sut, Luísa Vianna e Fernanda Biancamano revezam-se em diferentes facetas da atriz — Piaf, Joana, Eliza, Amália — num mosaico sensível de canções, trechos de peças e relatos pessoais. A venda de ingressos inicia em 8 de dezembro no site Ingresso.com. A estreia acontece no dia 8 de janeiro, com temporada até 8 de fevereiro.
SERVIÇO
Teatro Sesc Ginástico
Endereço: Rua Graça Aranha, 187, Centro – Rio de Janeiro
PROGRAMAÇÃO
– Fernanda Montenegro lê Simone de Beauvoir: 13/12 e 14/12, às 17h – Ingressos esgotados
– Concerto de Wagner Tiso – 80 Anos: 16/12, às 19h – Ingressos esgotados
– Lady Tempestade, com Andréa Beltrão: 19/12, às 19h; 20 e 21/12, às 17h – Ingressos esgotados
– O Céu de Bibi Ferreira: Temporada 08/01 a 08/02. Quintas e sextas às 19h; sábados e domingos às 17h. Ingressos em Ingresso.com e na bilheteria do teatro

