Laura Pausini
Atualizado em 16/12/2025 12:13

O novo álbum IO CANTO 2, de Laura Pausini, será lançado em 6 de fevereiro de 2026, pela Warner Records e Warner Music Italy, com pré-venda disponível a partir de hoje. O trabalho estará disponível nos seguintes formatos físicos: CD deluxe, também em edição autografada, vinil duplo padrão em três cores, vermelho, perolado e preto, além de vinil duplo deluxe em edição limitada autografada, na cor prata.

Pré-venda: https://laurapausini.lnk.to/iyocanto2

O anúncio acontece poucos dias após o lançamento do primeiro single do álbum, RITORNO AD AMARE, canção escrita e originalmente interpretada por Biagio Antonacci em 2001, agora apresentada na versão de Laura Pausini e lançada em todas as plataformas digitais. A faixa tem produção e arranjos assinados por Paolo Carta e pela própria artista. Também foi divulgada a tracklist de IO CANTO 2, tanto da edição padrão, com 17 faixas, quanto da edição deluxe, que inclui quatro músicas adicionais.

O álbum é uma verdadeira homenagem aos grandes compositores, intérpretes e autores da história da música italiana, com um olhar ampliado que inclui canções em outros idiomas que mantêm uma relação especial com a Itália. Entre elas estão a adaptação em português de La mia storia tra le dita, por Ana Carolina, o sucesso Já Sei Namorar, do Tribalistas, grupo cuja vocalista e compositora Marisa Monte tem raízes italianas, a versão em francês de Due vite, de Marco Mengoni, além das adaptações em alemão, português e inglês de Il cielo in una stanza, clássico de Gino Paoli eternizado por Mina. O repertório inclui ainda uma homenagem a Madonna, uma das maiores estrelas pop de todos os tempos e também descendente de italianos, reinterpretada por Laura em La Isla Bonita. As canções atravessam o período de 1960 a 2023 e incluem Felicità, faixa em que Laura divide os vocais com o saudoso Lucio Dalla, um dos pilares da canção italiana.

A oportunidade de ouvir algumas dessas músicas ao vivo, ao lado dos maiores sucessos de toda a carreira da artista, chega em março de 2026 com o início da IO CANTO / YO CANTO WORLD TOUR 2026/2027, a décima primeira turnê mundial de Laura Pausini, que já é um grande sucesso e teve datas extras adicionadas devido à alta demanda. O show em São Paulo acontece em 27 de fevereiro de 2027, no Mercado Livre Arena Pacaembu.

Pela primeira vez, a nova maratona de shows terá início fora da Itália, começando pela Espanha, no dia 27 de março, em Pamplona, passando por Tenerife, Barcelona, Valência e Madri. Em seguida, a turnê segue para a América Latina, com apresentações no Uruguai, Argentina, Chile, Peru, Colômbia, Equador, Costa Rica, México, República Dominicana e Porto Rico, antes de chegar aos Estados Unidos, com shows em Miami, Orlando, Dallas, Los Angeles, Chicago, Toronto e Nova York.

No outono europeu, a turnê retorna à Itália e percorre as principais arenas da Europa. Em fevereiro de 2027, Laura desembarca no Brasil e, na sequência, volta à Itália para um grande show em estádio, seguido de uma nova etapa de inverno pela Itália e Europa até o fim do ano.

A agenda inclui ainda novas datas adicionadas recentemente à etapa italiana e europeia a partir de outubro de 2026, com dois shows de abertura em Mântua, nos dias 1º e 2 de outubro, apresentações duplas em Turim, Bolonha e Florença, além de dois novos shows em estádios, em Lignano Sabbiadoro e Pescara, nos dias 2 e 26 de junho de 2027, respectivamente. O cronograma contempla também a aguardada apresentação no Royal Albert Hall, em Londres, no dia 28 de outubro de 2027.

Será mais uma grande maratona ao vivo que reafirma a trajetória de uma artista internacional que, há mais de 30 anos, leva sua música ao mundo e que, nesta turnê, apresentará, além de seus maiores clássicos, algumas das canções do novo álbum.

A versão em espanhol do projeto, YO CANTO 2, será lançada em 13 de março de 2026, pela Warner Records e Warner Music. O álbum reúne canções de alguns dos maiores compositores latinos, representando os países que consagraram Laura Pausini como ícone musical, da Espanha à Argentina, do México ao Chile, da Colômbia ao Peru, entre outros. Estará disponível em edição padrão, com 18 faixas, e em edição deluxe, com três músicas adicionais. A pré-venda começa à meia-noite do dia 18 de dezembro, nos formatos CD padrão, CD deluxe com edição limitada autografada, vinil duplo padrão transparente e vinil duplo deluxe em edição limitada autografada, na cor branca.

Laura Pausini é uma das artistas mais bem-sucedidas da música mundial, com mais de 75 milhões de discos vendidos e mais de 6 bilhões de streams. É a artista italiana feminina mais ouvida fora da Itália e a primeira e única italiana a vencer um Grammy Award e a entrar no Billboard Hot 100. Também foi a primeira e única italiana a figurar no ranking com a versão de Se Fue ao lado do porto-riquenho Rauw Alejandro. Ao longo da carreira, conquistou quatro Latin Grammy Awards e foi homenageada como Person of the Year 2023 pela Latin Recording Academy, tornando-se a primeira artista não hispanofalante a receber o título. Seu currículo inclui ainda um Globo de Ouro e indicações ao Emmy e ao Oscar, além de ser a primeira artista a se apresentar tanto no Estádio San Siro quanto no Circo Massimo.

Recentemente, recebeu o Billboard Icon Award e o Global Icon Award no Billboard Women in Music, entregues na presença de Sua Santidade, o Papa Leão XIV.

Ao longo da carreira, colaborou com grandes nomes da música internacional, como Luciano Pavarotti, Andrea Bocelli, Michael Bublé, Ray Charles, Phil Collins, Shakira, Mariah Carey, Charles Aznavour, Marc Anthony, Ricky Martin, Kylie Minogue, Alejandro Sanz, Céline Dion e Michael Jackson. Entre as colaborações mais recentes estão uma apresentação surpresa ao vivo com Alanis Morissette e um dueto com Robbie Williams, hino oficial da FIFA, apresentado na final do Mundial de Clubes em Nova York e que também será o hino da Copa do Mundo de 2026.

Laura Pausini já se apresentou em alguns dos palcos mais prestigiados do mundo, tornando-se a primeira italiana a cantar no Radio City Music Hall e no Madison Square Garden, em Nova York, além de ser a primeira italiana a se apresentar no Royal Albert Hall, em Londres, e no Olympia, em Paris.

Mais de 40 países já receberam seus shows ao vivo ao longo de mais de três décadas de carreira, incluindo países da Europa, América Latina, América do Norte, Rússia e Austrália.

A IO CANTO / YO CANTO WORLD TOUR 2026/2027 é organizada e produzida pela Friends&Partners.

Ticket information: www.friendsandpartners.it

IO CANTO 2

  1. RITORNO AD AMARE

Biagio Antonacci (Biagio Antonacci) – 2001

  1. QUANNO CHIOVE

Pino Daniele (Pino Daniele) – 1980

  1. QUEM DE NÓS DOIS con…

Ana Carolina (Gianluca Grignani, Massimo Luca, Ana Carolina Souza, Dudu Falcão) – 2001

  1. DETTAGLI

Ornella Vanoni (Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Bruno Lauzi) – 1973

  1. IMMENSAMENTE

Umberto Tozzi (Umberto Tozzi, Giancarlo Bigazzi) – 1987

  1. 16 MARZO con…

Achille Lauro (Matteo Ciceroni, Lauro De Marinis, Davide Petrella, Daniele Dezi, Daniele

Mungai) – 2020

  1. HAI SCELTO ME

Zucchero (Zucchero) – 1987

  1. LA ISLA BONITA

Madonna (Bruce Gaitsch, Madonna, Patrick Leonard) – 1986

  1. E POI

Giorgia (Giorgia Todrani, Massimo Calabrese, Marco Rinalduzzi) – 1994

  1. FELICITÀ con Lucio Dalla

Lucio Dalla (Lucio Dalla) – 1988

  1. JÁ SEI NAMORAR

Tribalistas (Marisa De Azevedo Monte, Antonio Carlos Santos de Freitas, Arnaldo Augusto

Nora Antunes Filho) – 2002

  1. MA CHE FREDDO FA con…

Nada (Franco Migliacci, Claudio Mattone) – 1969

  1. UN SENSO

Vasco Rossi (Vasco Rossi, Saverio Grandi, Gaetano Curreri) – 2004

  1. NON SONO UNA SIGNORALoredana Bertè (Ivano Fossati) – 1982
  2. CI VORREBBE IL MARE

Marco Masini (Giancarlo Bigazzi, Gianna Albini, Marco Masini) – 1990

  1. LA DERNIÈRE CHANSON (DUE VITE) con…

Marco Mengoni (Marco Mengoni, Davide Petrella, Laurent Damien Lescarret, Davide

Simonetta) – 2023

  1. WENN DU AN WUNDER GLAUBST

Mina (Gino Paoli) – 1963

(DELUXE VERSION ONLY)

  1. FRATELLO SOLE SORELLA LUNA

Claudio Baglioni (Katyna Ranieri, Riz Ortolani) – 1972

  1. O CÉU DENTRO DE UM QUARTO

Laura Pausini (Gino Paoli, Laura Pausini) – 2026

  1. IL CIELO IN UNA STANZA

Mina (Gino Paoli) – 1960

  1. THIS WORLD WE LOVE IN

Mina (Gino Paoli, Don Raye) – 1960

YO CANTO 2

  1. OYE MI CANTO con…

Gloria Estefan (Gloria M. Estefan, Jorge Alberto Casas, Clay Ostwald, Richard Duarte Roque)  Cuba/USA – 1989

  1. HIJO DE LA LUNA

Mecano (José María Cano) – España – 1986

  1. MI HISTORIA ENTRE TUS DEDOS

Gianluca Grignani (Gianluca Grignani, Massimo Luca, Ignacio Diaz Ballesteros) – Italia – 1995

  1. HASTA LA RAÍZ

Natalia Lafourcade (Leonel Garcia Nunez de Caceres, Maria Natalia Lafourcade Silva) –

México – 2015

  1. BACHATA ROSA

Juan Luis Guerra (Juan Luis Guerra) – Santo Domingo – 1990

  1. GRACIAS A LA VIDA con…

Violeta Parra (Violeta Parra Sandoval) – Chile – 1966

  1. MARIPOSA TECKNICOLOR

Fito Paez (Rodolfo Paez) – Argentina – 1994

  1. PAUSA con…

Izal (Mikel Izal Luzuriaga) – España – 2018

  1. ANTOLOGIA

Shakira (Luis Fernando Ochoa, Shakira Mebarak) – Colombia – 1995

  1. ¿PORQUE TE VAS?

Jeanette (Jose Luis Perales Morillas) – España – 1974

  1. CUANDO NADIE ME VE

Alejandro Sanz (Alejandro Sanchez Pizarro) – España – 2000

  1. ESO Y MÁS con Yami Safdie

Joan Sebastian (Joan Sebastian) – México – 2006

  1. HOY

Gian Marco (Gian Marco J Zignago Alcover) – Peru – 200314. EL TALISMÁN

Rosana (Rosana Arbelo Gopar) – España – 1996

  1. TURISTA

Bad Bunny (Benito Antonio Martinez Ocasio, Roberto Jose Jr Rosado Torres, Marco Daniel

Borrero, Scott H Dittrich, Jonathan Asperil) – Puerto Rico – 2025

  1. LIVIN’ LA VIDA LOCA (SPANGLISH VERSION)

Ricky Martin (Desmond Child, Robi Rosa, Luis Gomez Escolar Roldan) – Puerto Rico – 1999

  1. CUANDO NACEN AMORES con…

Ricardo Montaner (Franco Ciani, Adelio Cogliati, Piero Cassano, Ricardo Montaner) –

Venezuela – 1992

  1. EL PATIO

Pablo Lopez (Pablo Jose Lopez Jimenez) – España – 2017

(DELUXE VERSION ONLY)

  1. NO SOY UNA SEÑORA

Maria José (Ivano Fossati, Jaime Compaire) – México – 2009

  1. ENTRE SOBRAS Y SOBRAS ME FALTAS

Antonio Orozco (Antonio Jose Orozco Ferron) – España – 2020

  1. CUANDO NACEN AMORES solo version

Ricardo Montaner (Franco Ciani, Adelio Cogliati, Piero Cassano, Ricardo Montaner) – Venezuela – 1992

- Publicidade -
Assuntos:
JR Vital - Diário Carioca
Editor
Siga:
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por grandes redações.