O inverno trouxe temperaturas negativas ao Sul do país. Em Bom Jardim da Serra, a 229 km de Florianópolis, a sensação térmica na madrugada de sábado (10) foi de -13,3°C. Entretanto, os dados Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam que os catarinenses tiveram sorte: – 13,3 C foi apenas o frio que a população sentiu, a sensação térmica, mas a temperatura real no município foi -2,7 graus. Esta medida foi registrada por volta de uma hora da manhã.
Ainda na serra catarinense, na sexta-feira (10), São Joaquim teve geada no centro da cidade e em vários pontos de sua zona rural. No Rio Grande do Sul, em Santa Vitória do Palmar e na Serra Gaúcha, houve chuva congelada por breves momentos.
A previsão é de que o frio intenso persista na segunda-feira (15), mas deve melhorar nos dias seguintes, com a estabilização das condições climáticas e a predominância do sol no Sul do país.
LEIA TAMBÉM
- Mortes e alta no preço dos alimentos: quais são os impactos do frio intenso?
- Empresas americanas na Argentina questionam congelamento de preços
- Rio tem dia mais quente do ano, com sensação térmica superior a 52ºC
- INDICADORES: boi gordo registra queda no preço nesta quarta-feira (25)
- Sensação térmica chega a 47,1 graus nesta quarta. Veja como fica o tempo na última semana do verão
Neve e chuva congelada?
A chuva congelada ocorre durante o inverno, em regiões onde a temperatura está abaixo de zero. Esse fenômeno acontece quando um floco de neve, ao cair de uma nuvem, passa por uma camada de ar mais quente, mas volta a congelar ao encontrar o ar gelado próximo à superfície. Apesar de fazer todos se encolherem de frio, a chuva congelada é “a prima pobre do inverno”.
A neve é mais rara e só ocorre quando a temperatura do ar está abaixo de zero grau, com umidade suficiente na atmosfera. Nesse caso, os cristais de gelo se juntam e caem em forma de flocos, criando a paisagem branca que leva os turistas mais corajosos aos pontos mais altos de Santa Catarina.