Rio de Janeiro – Na noite desta segunda-feira, 19 de agosto, o céu será palco de um fenômeno astronômico raro: a superlua azul. Este evento, que acontece quando a Lua está em seu ponto mais próximo da Terra, promete encantar os observadores a partir das 15h, sendo mais visível após o anoitecer. Segundo a NASA, o espetáculo ficará visível por três dias, até a próxima quarta-feira, 21 de agosto.
Resumo da Notícia
Nesta segunda-feira, a superlua azul, uma rara combinação de dois fenômenos, estará visível no céu. O evento ocorre quando a Lua se aproxima ao máximo da Terra, tornando-se uma das luas cheias mais brilhantes e grandes do ano. Embora o termo “lua azul” não se refira à cor do astro, a expressão data de 1528 e está ligada a eventos astronômicos raros. Esta será a primeira de quatro superluas previstas para 2024, sendo as próximas em setembro, outubro e novembro. A superlua azul só ocorrerá novamente em 2037.
LEIA TAMBÉM
- Superlua Azul acontece na noite desta quarta-feira
- Superlua poderá ser observada nesta quarta-feira no Planetário do Rio
- Super Worm Moon: Superlua final de inverno iluminando o céu segunda-feira à noite
- Pink Moon é a maior superlua de 2020
- Prepare-se para a primavera mais antiga em mais de um século e a lua super verme!
O Fenômeno da Superlua Azul
A superlua ocorre quando a Lua atinge o ponto mais próximo da Terra durante seu ciclo, chamada de perigeu. Isso faz com que o satélite natural pareça até 30% mais brilhante e maior do que as luas cheias comuns. O termo “lua azul”, apesar do nome, não altera a cor da Lua. Sua origem remonta ao século XVI, sendo usado para descrever a quarta lua cheia em uma estação, algo considerado raro.
Além disso, a superlua azul é uma combinação única desses dois fenômenos, tornando o evento de hoje ainda mais especial. Quem perder a oportunidade de observar este fenômeno terá que esperar até 2037 para vê-lo novamente.
Visibilidade e Dicas de Observação
A superlua azul será visível a olho nu, sem a necessidade de equipamentos especiais ou de estar em um local específico. Shannon Schmoll, diretora do Planetário Abrams na Universidade Estadual de Michigan, afirma que o fenômeno poderá ser observado de qualquer lugar, desde que o céu esteja limpo. “Você não precisa ir a nenhum lugar especial; a Lua será visível logo após o pôr do sol”, destaca.
A NASA reforça que, mesmo que as condições meteorológicas não sejam favoráveis em uma noite específica, a superlua poderá ser apreciada por até três noites consecutivas, garantindo mais chances de observação.
Perguntas Frequentes sobre a Superlua Azul
O que é uma superlua?
Uma superlua ocorre quando a Lua cheia está em seu ponto mais próximo da Terra, tornando-se maior e mais brilhante no céu.
A Lua realmente ficará azul durante o fenômeno?
Não. O termo “lua azul” não se refere à cor, mas à ocorrência rara de uma quarta lua cheia em uma estação.
Quando será a próxima superlua azul?
A próxima superlua azul está prevista para ocorrer em 2037.
É necessário algum equipamento para observar a superlua azul?
Não. O fenômeno pode ser observado a olho nu, desde que o céu esteja limpo.