quarta-feira, setembro 24, 2025
22 C
Rio de Janeiro
InícioEconomiaAuditoria revela prejuízo bilionário dado pelo Governo Bolsonaro em negociação da Refinaria Mataripe

Auditoria revela prejuízo bilionário dado pelo Governo Bolsonaro em negociação da Refinaria Mataripe

Uma recente auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU) expõe uma venda polêmica da Petrobras, envolvendo a refinaria Mataripe na Bahia.

O ex-presidente Jair Bolsonaro é acusado de negociar a unidade abaixo do preço de mercado, gerando um prejuízo estimado em mais de R$ 10 bilhões, conforme análises do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep). A transação, realizada em novembro de 2021 com o fundo Mubadala Capital dos Emirados Árabes Unidos, ocorreu em meio a uma “tempestade perfeita” para negociações desfavoráveis, segundo o relatório da CGU.

O que você precisa saber: A CGU concluiu que a Petrobras não agiu de maneira apropriada ao vender a refinaria Mataripe, destacando falhas na metodologia de venda e a falta de consideração por cenários futuros. A transação ocorreu em um contexto de incerteza econômica, agravado pela pandemia de Covid-19 e a queda nos preços internacionais do petróleo. O órgão de controle argumenta que a estatal poderia ter aguardado a recuperação do mercado internacional antes de efetuar a venda, evitando assim o impacto financeiro negativo.

Investigação em Curso: Enquanto as revelações da auditoria surgem, a Polícia Federal investiga possíveis conexões entre a venda da refinaria e joias recebidas por Bolsonaro e autoridades do governo durante viagens aos Emirados Árabes Unidos. O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, destaca a importância de esclarecer eventuais vínculos entre esses episódios. A CGU assegura que a Polícia Federal já teve acesso ao relatório, intensificando a apuração dos fatos.

Cenário Desafiador: A CGU ressalta que a execução do Projeto Phil, que engloba a venda da refinaria, foi impactada pela pandemia e turbulências econômicas, gerando riscos e incertezas para a indústria do petróleo. A decisão da Petrobras de continuar o processo de desinvestimento, mesmo diante desses desafios, é questionada pela CGU, que argumenta a falta de uma medição realista de eventos futuros.

Parimatch Cassino online
Redacao
Redacaohttps://www.diariocarioca.com
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Relacionadas

Governo Lula cria linha de crédito para liquidar dívidas de produtores rurais prejudicados por eventos adversos

Resolução que oficializa a medida foi publicada nesta segunda-feira (22/9) no Diário Oficial da União

Conab adquire 26 mil toneladas de milho para abastecimento dos estoques públicos

Cereal será destinado para o atendimento do Programa de Venda em Balcão (ProVB)

Dólar perde força, peso argentino despenca e Real é a 5ª moeda que mais valorizou em 2025

Dólar perde força global; peso argentino lidera perdas entre moedas e Ibovespa cresce 20,96%

SIMPLES NACIONAL: Empresários pedem atualização urgente do teto do MEI para R$ 144,9 mil

Tabela do Simples Nacional está congelada desde 2018 e já acumula defasagem de 83%, afetando diretamente a competitividade de milhões de pequenos negócios

Reforma tributária: após aprovação na CCJ, texto segue para o plenário do Senado

Regulamentação cria Comitê Gestor do IBS e traz ajustes em alíquotas, benefícios e multas

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias