Filé-mignon ficou 12% mais barato e picanha caiu 9% na gestão de Lula

28 de dezembro de 2023
Leia em 1 minuto
Picanha - Foto: Reprodução
Picanha - Foto: Reprodução

O índice de inflação IPCA-15, divulgado pelo IBGE nesta quinta-feira (28), apontou uma queda de 9,29% nos preços das carnes ao longo de 2023, contribuindo para um fechamento anual da inflação abaixo da meta.

O que você precisa saber:

  • Inflação de 2023 deve fechar abaixo do teto da meta, em 2,95%
  • Queda nos preços das carnes foi o principal fator para o resultado
  • Outros alimentos também tiveram queda, mas cerveja subiu

A inflação de 2023 deve fechar abaixo do teto da meta, em 2,95%, segundo as projeções do mercado financeiro. O resultado foi impulsionado pela queda nos preços das carnes, que tiveram redução média de 9,29% ao longo do ano.

Além das carnes, outros alimentos também tiveram queda, como a alimentação fora do domicílio (-2,14%), o leite, o café e o feijão. No entanto, a cerveja tradicional teve um aumento médio de 6,49%.

O IPCA-15, divulgado pelo IBGE, é uma prévia da inflação, medindo a variação dos preços entre os dias 15 de cada mês. Assim, o resultado atual reflete a variação de valores entre 15 de dezembro de 2022 e 15 de dezembro de 2023.

O resultado definitivo do IPCA de 2023, utilizado como referência nas metas de inflação governamentais, será divulgado no início de 2024.

Mais Lidas

Colunas

Newsletter

Banner

Leia Também

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, exibe tabela com tarifas que devem ser cobradas pelos Estados Unidos. Foto: Reprodução

Donald Trump impõe tarifa de 10% sobre produtos brasileiros

Presidente dos EUA inclui Brasil em…
O famoso letreiro de Hollywood - Pixabay

Brasil avalia taxar filmes de Hollywood e produtos dos EUA

Governo Lula estuda retaliações diante de…