O cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foi divulgado nesta segunda-feira (13).
As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, e o gabarito oficial será divulgado em 20 de novembro. Os resultados estão previstos para serem divulgados em 13 de janeiro de 2025.
O que você precisa saber
- Inscrições: 27 de maio a 7 de junho
- Taxa de inscrição: R$ 85, pagamento até 12 de junho
- Provas: 3 e 10 de novembro
- Gabarito oficial: 20 de novembro
- Resultado final: 13 de janeiro de 2025
- Solicitações (nome social e atendimento especializado): até 7 de junho
Inscrições e Taxas
As inscrições para o Enem 2024 começam em 27 de maio e vão até 7 de junho, pelo endereço enem.inep.gov.br/participante.
A taxa de inscrição de R$ 85 deve ser paga entre 27 de maio e 12 de junho. Solicitações para tratamento por nome social e atendimento especializado devem ser apresentadas até 7 de junho.
Atendimento Especializado
O resultado inicial dos pedidos de atendimento especializado será publicado em 17 de junho, com período para recursos até 21 de junho.
O resultado final será divulgado em 27 de junho. O Cartão de Confirmação da Inscrição, que informa o número de inscrição, data, hora e local do exame, será disponibilizado na Página do Participante.
Estrutura das Provas
O Enem 2024 será composto por quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha, e uma redação em língua portuguesa.
As áreas de conhecimento avaliadas são: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.
Dias de Prova
No primeiro dia do exame, 3 de novembro, serão aplicadas as provas de Linguagens, Redação, Códigos e suas Tecnologias, e Ciências Humanas e suas Tecnologias, com duração de cinco horas e 30 minutos.
No segundo dia, 10 de novembro, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e Matemática, com duração de cinco horas.
Importância do Enem
O Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, sendo utilizado por instituições de ensino públicas e privadas nos processos seletivos.
Os resultados também são usados para seleção no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e no Programa Universidade para Todos (ProUni).
Além disso, universidades portuguesas que possuem convênio com o Inep aceitam as notas do Enem em seus processos seletivos.