O pivô da seleção espanhola de basquete, o navarro Great Osobor, sofreu uma grave lesão no joelho esquerdo. O diagnóstico confirmou o rompimento do ligamento cruzado anterior (LCA), além da ruptura radial do menisco externo da mesma articulação. A lesão ocorreu no último domingo (30), em Tenerife, durante a partida de classificação para o Mundial contra a Geórgia.
A Federação Espanhola de Basquete (FEB) informou em comunicado o alcance total da lesão de Osobor, que também sofreu uma entorse do ligamento lateral interno no joelho esquerdo.
🤕 Lesão Precoce em Jogo Decisivo
A partida contra a Geórgia era o segundo jogo de Osobor pela seleção principal, válida pela primeira janela de classificação para o Mundial de Basquete de 2027. O jogador, de 22 anos, atua pelo Science City Jena na Bundesliga alemã.
Osobor, que tem 2,03 metros de altura, se lesionou após apenas dois minutos em quadra. O incidente ocorreu em um choque com o georgiano Mate Khatiashvili, ao tentar uma entrada na cesta. O jogador sentiu o joelho e caiu no chão.
“Estamos muito tristes. Tomara que não seja nada grave, mas a verdade é que não parece nada bom”, disse o técnico da seleção, Chus Mateo, ao final da partida, antes de o diagnóstico exato ser conhecido.
🏀 Trajetória e Sonho da NBA
Osobor nasceu em Tudela, Navarra, depois que seus pais se mudaram da Nigéria. Ele construiu uma carreira promissora que o levou a jogar no basquete universitário dos Estados Unidos, por equipes como Montana State, Utah State e Washington, onde teve médias expressivas.
No último verão, o ala-pivô chegou a participar da liga de verão da NBA com o Houston Rockets na tentativa de realizar seu sonho de jogar na liga americana. Sem ser contratado, ele aceitou a proposta do clube alemão Science City Jena no início da temporada.

