Três medalhas no último dia em Singapura
O Brasil fechou sua participação no Mundial de Natação Paralímpica, em Singapura, com mais três medalhas neste sábado (27). Mariana Gesteira brilhou ao conquistar o ouro nos 50m livre S9, enquanto Gabriel Bandeira levou a prata nos 100m borboleta S14 e Mayara Petzold garantiu o bronze nos 50m borboleta S6.
Com esses resultados, o país terminou em 6º lugar no quadro de medalhas, somando 39 pódios: 13 ouros, 16 pratas e 10 bronzes.
Superação em relação aos Jogos de Paris
O desempenho em Singapura superou o alcançado nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, quando o Brasil conquistou 26 medalhas (7 ouros, 9 pratas e 10 bronzes). Agora, além de ampliar o número total de conquistas, a delegação brasileira quase dobrou a quantidade de ouros.
A italiana liderou o quadro geral, com 46 medalhas (18 ouros, 17 pratas e 11 bronzes), seguida por Estados Unidos e China.
Mariana Gesteira e os destaques brasileiros
Grande nome do último dia, Mariana Gesteira chegou ao tricampeonato mundial nos 50m livre S9, com o tempo de 27s60. A nadadora do Rio de Janeiro também conquistou ouro nos 100m costas e prata nos 100m livre.
Os maiores destaques individuais foram Gabriel Araújo, o Gabrielzinho (classe S2), e Carol Santiago (classe S12), ambos com três ouros cada. Juntos, foram fundamentais para colocar o Brasil entre as potências da natação paralímpica mundial.

