O Botafogo venceu o Atlético-MG por 1 a 0 na noite deste sábado (20), no Estádio Nilton Santos, em duelo que reeditou a final da Taça Libertadores de 2024. O Glorioso jogou com um a menos desde o fim do primeiro tempo, mas mostrou força coletiva e garantiu o triunfo com gol de Santiago Rodríguez, aos 3 minutos da etapa final.
O jogo foi marcado por muitos cartões e clima de tensão. Ao todo, foram seis cartões distribuídos no primeiro tempo, incluindo a expulsão de Chris Ramos, que deixou o Botafogo em desvantagem numérica ainda antes do intervalo.
Primeiro tempo truncado e cheio de cartões
O Atlético-MG foi superior na primeira etapa, levando mais perigo com Reinier e Hulk, que obrigaram o goleiro Léo Linck a boas defesas. O Botafogo, por sua vez, criou pouco, desperdiçando chances com Vitinho e Kaio.
A arbitragem precisou intervir em diversos lances duros. Foram aplicados três cartões amarelos ao Botafogo (Marçal, Marlon Freitas e Santiago Rodríguez) e dois ao Galo (Lyanco e Hulk). O momento mais decisivo veio com o cartão vermelho para Chris Ramos, que deixou o Glorioso em situação delicada.
Gol de Santiago Rodríguez garante vitória
Na volta do intervalo, mesmo com um a menos, o Botafogo foi cirúrgico. Aos 3 minutos, Montoro cruzou pela esquerda e encontrou Santiago Rodríguez, que cabeceou no ângulo para abrir o placar. O VAR analisou o lance, mas confirmou o gol.
A partir daí, o Glorioso segurou o ímpeto ofensivo do Atlético, que apesar da posse de bola, não conseguiu superar a defesa e o goleiro Léo Linck, destaque da partida. Nos acréscimos, Cuiabano quase ampliou, mas Everson defendeu.
O apito final confirmou mais uma vitória de superação do Botafogo, lembrando os torcedores da garra mostrada na conquista da Libertadores de 2024.
Próximos jogos
- Botafogo x Grêmio – Quarta-feira (24), às 19h, partida atrasada da 16ª rodada do Brasileirão.
- Atlético-MG x Bolívar – Quarta-feira (24), às 19h30, jogo de volta das quartas da Copa Sul-Americana.