Campeão

Hugo Calderano conquista título de simples no Pan-Americano de tênis de mesa

Brasileiro vence norte-americano Kanak Jha e celebra segunda medalha no torneio, após vitória em dupla mista com Bruna Takahashi

Lucas Ribeiro - Diário Carioca
por
Lucas Ribeiro
Lucas Ribeiro - Diário Carioca
Repórter
Lucas Ribeiro é jornalista especializado em esportes e principalmente nos clubes do Rio de Janeiro
© Abelardo Mendes Jr./Calderano TM

O brasileiro Hugo Calderano Pan-Americano garantiu nesta quarta-feira (15) o título de simples do Campeonato Pan-Americano de tênis de mesa ao derrotar o norte-americano Kanak Jha por 4 sets a 1 (11/6, 11/6, 9/11, 12/10 e 11/9). A conquista ocorre um dia após Calderano e a paulista Bruna Takahashi terem se sagrado campeões das Américas na dupla mista.


Calderano e Takahashi brilham na dupla mista

Na decisão da dupla mista, os brasileiros, apelidados de “Calderashi” pelos torcedores, venceram os porto-riquenhos Steven Moreno e Brianna Burgos por 3 sets a 0 (11/5, 11/7 e 11/4), em partida rápida, com pouco mais de 20 minutos de duração.

“Definitivamente, é a melhor temporada da minha carreira até aqui. Tive grandes resultados este ano e espero seguir buscando outros para o Brasil e o nosso continente. Estou muito feliz”, declarou Hugo Calderano após a conquista.

Este foi o terceiro título da dupla Calderashi nesta temporada, consolidando a parceria como uma das mais fortes das Américas.


Desempenho individual de Bruna Takahashi

Embora tenha brilhado nas duplas, Bruna Takahashi não conseguiu conquistar o título de simples. A paulista foi derrotada pela porto-riquenha Adriana Díaz por 4 sets a 0 (11/7, 11/8, 15/13 e 11/4) na decisão, garantindo a prata para o Brasil.

Apesar da derrota, a participação de Takahashi reforça o crescimento do tênis de mesa brasileiro, que vem colecionando títulos internacionais.


Outras medalhas brasileiras

O Brasil também conquistou ouro nas duplas masculinas com Leonardo Iizuka e Guilherme Teodoro, que superaram os chilenos Nicolas Burgos e Gustavo Gomes na decisão.

“Estamos muito felizes com o desempenho da equipe. Mostra a força do Brasil no tênis de mesa continental”, afirmou um dos integrantes da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM).


Panorama do Pan-Americano

O Campeonato Pan-Americano de tênis de mesa 2025 tem se destacado como vitória histórica para o Brasil, com medalhas em simples, duplas e duplas mistas, reforçando a liderança brasileira no continente.

O desempenho de Calderano e Takahashi evidencia o crescimento técnico e competitivo da modalidade, mostrando que o país está preparado para enfrentar grandes potências internacionais, como Estados Unidos e Porto Rico.

Lucas Ribeiro - Diário Carioca
Repórter
Seguir:
Lucas Ribeiro é jornalista especializado em esportes e principalmente nos clubes do Rio de Janeiro