Foto: Lucas Merçon / Fluminense.
Atualizado em 14/12/2025 23:07

O Vasco da Gama está na final da Copa do Brasil. Na noite deste domingo (14 de dezembro de 2025), o Gigante da Colina derrotou o Fluminense nas cobranças de pênalti, no Maracanã, após novo empate no tempo regulamentar, e assegurou sua classificação para a decisão do torneio nacional.

No confronto de volta da semifinal, o clássico terminou com empate no placar agregado (2 a 2), levando a disputa para as penalidades máximas, onde brilhou o goleiro Léo Jardim, decisivo ao defender duas cobranças.


Primeiro tempo: Fluminense sai na frente

O Vasco começou mais agressivo e criou a primeira grande chance logo aos quatro minutos, com Rayan, que finalizou para defesa de Fábio. Aos 12, Andrés Gómez arriscou de fora da área e exigiu mais uma defesa espetacular do goleiro tricolor.

Apesar da pressão vascaína, foi o Fluminense quem abriu o placar aos 35 minutos. Canobbio cruzou, Everaldo acertou a trave e, no rebote, Paulo Henrique acabou marcando contra ao tentar afastar o perigo.

O Vasco reagiu antes do intervalo, novamente com Rayan, que parou em Thiago Silva e depois em mais uma grande defesa de Fábio, em cobrança de falta nos acréscimos.


Segundo tempo: pressão vascaína e resistência tricolor

Na etapa final, o Vasco manteve o ritmo ofensivo. Rayan voltou a levar perigo em finalização defendida por Fábio, que teve atuação decisiva ao longo da partida. O goleiro tricolor também salvou uma cabeçada firme do atacante vascaíno após cruzamento de Puma Rodríguez.

O Fluminense passou a controlar mais a posse de bola na reta final, mas encontrou dificuldades diante da defesa cruzmaltina. No último lance do jogo, John Kennedy teve a chance da classificação, mas finalizou por cima do gol.


Pênaltis: Léo Jardim decide

Com o empate no agregado, a vaga foi definida nas penalidades. Thiago Silva converteu a primeira cobrança, mas Pablo Vegetti parou em Fábio. Na sequência, Léo Jardim assumiu o protagonismo ao defender os chutes de John Kennedy e Canobbio, garantindo a vitória vascaína.


Próximo passo

Com a classificação, o Vasco avança à final da Copa do Brasil, onde buscará mais um título nacional e encerra a participação do Fluminense na competição.

- Publicidade -
JR Vital - Diário Carioca
Editor
Siga:
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por grandes redações.