Contra o Genocídio

Brasil vai cobrar ONU sobre criação de Estado palestino, diz Lula

Presidente classificou ofensiva em Gaza como genocídio

JR Vital
por
JR Vital
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por...
Lula - © Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (24) que o Brasil cobrará da Organização das Nações Unidas (ONU) a criação de um Estado palestino.

A declaração foi dada em entrevista coletiva após a participação do país na Assembleia Geral da ONU, em Nova York.

Genocídio em Gaza

Lula voltou a acusar Israel de cometer genocídio contra o povo palestino na Faixa de Gaza.

O presidente destacou que mais de 150 países já apoiaram a criação do Estado palestino, mas que a medida precisa ser executada pela ONU com base em resoluções já aprovadas.

Reconhecimento internacional

O tema foi um dos mais debatidos na Assembleia. Líderes de vários países defenderam a soberania palestina, enquanto o presidente dos EUA, Donald Trump, se posicionou contra.

Nos dias que antecederam o encontro, França, Canadá, Reino Unido, Austrália e Portugal anunciaram o reconhecimento formal da Palestina.

Críticas ao Hamas

Apesar da defesa da Palestina, Lula condenou os ataques do Hamas.

Para Lula, a omissão do Conselho de Segurança da ONU permitiu a continuidade da ofensiva israelense. “Esse genocídio só está acontecendo porque quem pode parar não tomou a atitude de parar”, completou.

Seguir:
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por grandes redações.