quarta-feira, setembro 24, 2025
22 C
Rio de Janeiro
InícioAméricasEUADonald Trump chama Putin de louco e prevê queda da Rússia
Choque de Egos

Donald Trump chama Putin de louco e prevê queda da Rússia

Washington, EUA – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a usar sua rede social, a Truth Social, para criticar duramente o presidente russo, Vladimir Putin, após uma nova ofensiva da Rússia contra a Ucrânia que deixou pelo menos 12 mortos e 79 feridos.

Em sua publicação, Trump afirmou que Putin “está completamente louco” e alertou que uma tentativa de conquistar toda a Ucrânia poderia levar à queda da Rússia.

“Ele está matando desnecessariamente muitas pessoas, e não estou falando apenas de soldados. Mísseis e drones estão sendo disparados contra cidades na Ucrânia, sem motivo algum”, escreveu Trump.

O presidente americano também criticou o líder ucraniano, Volodimir Zelenski, acusando-o de agravar o conflito com suas declarações.

Trump afirmou que a guerra nunca teria começado sob sua presidência anterior e culpou Zelenski, Putin e o ex-presidente Joe Biden pelo conflito.


Ofensiva russa intensifica conflito

A nova ofensiva russa incluiu o lançamento de 367 projéteis, entre eles 69 mísseis e 298 drones, atingindo diversas regiões da Ucrânia. As autoridades ucranianas confirmaram 13 mortos, sendo quatro na região de Kiev e três crianças na região de Jytomy. Também foram relatados feridos na região de Zaporíjia e explosões em Kharkiv e Khmelnytski.

Desde fevereiro de 2022, a Rússia controla cerca de 20% do território ucraniano. Enquanto a Ucrânia exige um cessar-fogo incondicional, a Rússia continua suas investidas militares.


Repercussões internacionais

As declarações de Trump geraram reações diversas na comunidade internacional. Enquanto alguns líderes apoiaram sua crítica a Putin, outros questionaram a responsabilização de Zelenski e Biden pelo conflito.

A União Europeia, por meio da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, expressou preocupação com a escalada da violência e pediu uma solução diplomática para o conflito.


O Carioca esclarece (FAQ)

Quem é Donald Trump? Donald Trump é o 47º presidente dos Estados Unidos, tendo assumido o cargo em 20 de janeiro de 2025, após vencer as eleições de 2024 contra a então vice-presidente Kamala Harris.

O que motivou as críticas de Trump a Putin? Trump criticou Putin após uma nova ofensiva russa na Ucrânia que resultou em dezenas de mortos e feridos, considerando as ações do líder russo como desnecessárias e perigosas.

Como as declarações de Trump afetam a diplomacia internacional? As críticas de Trump a Putin e a responsabilização de Zelenski e Biden pelo conflito podem influenciar as relações diplomáticas entre os Estados Unidos, Rússia e Ucrânia, além de impactar as negociações internacionais para a resolução do conflito.

Parimatch Cassino online
Redacao
Redacaohttps://www.diariocarioca.com
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Relacionadas

Trump elogia Lula na ONU e fala em “química excelente”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (23) ter se encontrado rapidamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a abertura da Assembleia...

França reconhece Estado Palestino durante cúpula da ONU em Nova York

Macron anuncia decisão histórica em meio ao massacre em Gaza, que já deixou mais de 65 mil mortos, e defende solução de dois Estados

Trump associa paracetamol ao autismo e sugere leucovorina como tratamento, sem respaldo científico

Comunidade médica e farmacêuticas contestam declarações do presidente dos EUA, que ligou analgésico a risco de autismo em grávidas

Lula diz que ‘tirania do veto’ impede ONU de evitar atrocidades e volta a afirmar que Gaza sofre ‘genocídio’

Presidente brasileiro discursou em conferência sobre a Palestina, em Nova York, na véspera de abrir a Assembleia Geral da ONU

Reino Unido, Canadá e Austrália reconhecem Estado da Palestina

Países ocidentais anunciam reconhecimento oficial e reforçam compromisso com a solução de dois Estados.

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias