Fortes explosões são ouvidas em praça central de Almaty, diz agência russa

Moscou, 6 jan (EFE).- Várias explosões fortes foram ouvidas na última hora, nesta quinta-feira, na Praça da República, no centro da cidade de Almaty, a maior do Cazaquistão e epicentro de uma onda de protestos no país que começou no último dia 2, após o anúncio do governo de aumentos no preço do gás.

EFE/EPA/STR
Hello Bet
Hello Bet

“Estamos fugindo, explosões muito fortes podem ser ouvidas da praça”, disse uma testemunha, citada pela agência de notícias russa “Tass”, e que também relatou tiros disparados por policiais.

“Com certeza há feridos. Não podemos dizer quantos mortos, é impossível chegar perto”, disse outra testemunha à agência.

A fonte acrescentou que “o tiroteio não parou na praça durante 15 minutos”.

“Estão atirando naqueles que vieram para a praça com armas nas mãos, estão atirando em veículos”, contou.

A prefeitura de Almaty informou que “um grupo de terroristas foi aniquilado perto da sede da polícia no distrito Almaly, em Almaty” como parte dos esforços da polícia para recuperar o controle da cidade.

Autoridades cazaques disseram que “bandos de saqueadores continuam a agir em Almaty e outras regiões do Cazaquistão, destruindo bancos, cafés, restaurantes, lojas e grandes centros comerciais”. EFE