Um míssil lançado por rebeldes Houthi do Iêmen foi interceptado pelas Forças de Defesa de Israel (IDF) na manhã deste domingo (29), após o disparo de sirenes de alerta em partes do centro de Israel e no sul da Cisjordânia.
Segundo o Exército israelense, o projétil foi abatido ainda em voo e não há relatos de impactos, feridos ou danos. A operação fez parte do sistema de defesa aérea acionado automaticamente quando os alarmes foram disparados em Jerusalém e em cidades próximas.
“O míssil foi lançado a partir do território iemenita e neutralizado com sucesso”, informou a IDF em comunicado divulgado à imprensa.
Escalada Houthi contra Israel
Este foi o 91º míssil balístico disparado pelos houthis contra Israel desde 18 de março, quando o país retomou sua ofensiva militar contra o Hamas na Faixa de Gaza.
Durante o mesmo período, pelo menos 41 drones também foram lançados em direção ao território israelense.
Desde o início da guerra, mais de 40 mísseis balísticos e cerca de 100 drones e mísseis de cruzeiro foram utilizados pelos rebeldes iemenitas — apoiados pelo Irã — em ataques contra Israel.
Conversas sobre Gaza e reações regionais
Enquanto o sistema de defesa interceptava o míssil, o governo israelense confirmou o envio de uma delegação liderada por Ron Dermer ao Cairo, nesta segunda-feira (6), para discutir o plano proposto por Donald Trump sobre o futuro da Faixa de Gaza.
O Hamas, por sua vez, divulgou imagens de um de seus principais dirigentes em Doha, no Catar, marcando sua primeira aparição pública desde um ataque israelense que teria mirado a cúpula do grupo.
As tensões regionais seguem elevadas, com o risco de ampliação do conflito envolvendo Israel, Iêmen e aliados do Irã em diferentes frentes.


