Buenos Aires – O embaixador russo em Buenos Aires, Dmitri Feoktistov, expressou a “profunda decepção” do presidente Vladimir Putin em relação ao alinhamento do presidente argentino Javier Milei com a Ucrânia. Feoktistov manifestou preocupação sobre o possível envio de tanques argentinos pela Alemanha, semelhante ao acordo de aeronaves com a França, considerando essas ações hostis contra a Rússia.
O que você precisa saber:
- Críticas russas: Embaixador russo manifesta descontentamento com apoio argentino à Ucrânia.
- Alinhamento com a Ucrânia: Participação argentina no Grupo de Defesa da Ucrânia causa tensões.
- Reunião na cúpula da paz: Zelensky se encontra com Milei na Suíça e agradece apoio argentino.
Declarações do embaixador
Feoktistov afirmou que a Rússia comunicou claramente à Argentina que essas ações serão vistas como hostis. O diplomata apelou para que Milei mantenha a neutralidade da Argentina para preservar as históricas relações amistosas entre os dois países.
Participação no Grupo de Defesa da Ucrânia
Na última sexta-feira (14), a Argentina participou pela primeira vez da reunião do Grupo de Defesa da Ucrânia, sendo oficialmente incluída no Grupo Ramstein, que atualmente conta com 57 nações apoiando a Ucrânia contra a invasão russa. O ministro da Defesa argentino, Luis Petri, foi recebido pelo secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, na 23ª reunião do grupo, realizada em Bruxelas, Bélgica.
Reação russa
Feoktistov criticou a participação de Petri no encontro, destacando a decepção russa com a aproximação entre Buenos Aires e os apoiadores militares da Ucrânia.
LEIA TAMBÉM
- Argentina relata 1.553 novos casos de Covid-19 e mais 19 mortes
- Argentina registra 1.350 novos casos e 52 mortes por COVID-19
- Bolsonaro participa de cúpula virtual sobre clima
- Argentina anuncia bônus de R$ 278 a jovens para consumirem cultura
- Argentina registra 400 novos casos e 3 mortes por covid-19
Encontro na cúpula da paz
No sábado (15), o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, encontrou-se com Javier Milei na cúpula da paz, na Suíça. Zelensky entregou uma honraria a Milei em reconhecimento à sua atuação em defesa da soberania e independência da Ucrânia, agradecendo também a participação dos países latino-americanos na cúpula.