O Agro é Golpe

Agronegócio financiou tentativa de golpe de Bolsonaro, diz PGR

Bolsonaro e Braga Netto são denunciados por suposto golpe

Redacao
Redacao
Equipe
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Brasília – A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por suposta tentativa de golpe de Estado.

O documento, assinado pelo procurador-geral Paulo Gonet, aponta um esquema de financiamento vindo do setor do agronegócio, supostamente coordenado pelo general Walter Braga Netto, ex-ministro da Defesa.

A acusação tem como base o depoimento do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. Segundo a colaboração premiada de Cid, recursos foram captados junto a empresários do agronegócio para financiar operações de cunho golpista.

PGR detalha captação de dinheiro

O documento da PGR, na página 145, detalha que, após uma reunião em 12 de novembro de 2022, o coronel Oliveira teria solicitado fundos a Mauro Cid. Dias depois, Oliveira participou de outro encontro com Braga Netto no Palácio do Planalto ou Alvorada, onde o general entregou o dinheiro em uma sacola de vinho. Segundo a PGR, Braga Netto declarou que os recursos vieram de “pessoal do agronegócio”.

Os investigadores veem a movimentação financeira como um indício de que houve um plano estruturado para romper a ordem institucional.

STF deve avaliar próximos passos

Com a denúncia, o STF precisará decidir os próximos passos do processo. Caso a Corte aceite a acusação, Bolsonaro e seus aliados poderão ser alvo de novas investigações e medidas judiciais.

Diário Carioca traz as últimas notícias do Rio de Janeiro, Brasil e do Mundo. Jornalismo Independente e Progressista.