Brasília – Enquanto a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) iniciava o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete acusados por tentativa de golpe de Estado, aliados do ex-mandatário intensificaram ataques contra o governo Lula e a própria Corte nesta terça-feira (25).
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) criticou a atuação do ministro Edson Fachin e reforçou oposição à chamada ‘ADPF das Favelas’, que estabelece regras para operações policiais em comunidades. Enquanto isso, o senador Rogério Marinho (PL-RN) acionou o Tribunal de Contas da União (TCU) contra a ministra Gleisi Hoffmann por suposta promoção indevida do governo.
Flávio Bolsonaro lidera ataques ao STF
Na Comissão de Segurança Pública, Flávio Bolsonaro organizou uma audiência para questionar a ‘ADPF das Favelas’, medida que restringe operações policiais em comunidades. Durante o evento, o senador afirmou que Fachin “não sabe nada de segurança pública”.
Ainda pela manhã, Flávio participou de um fórum sobre segurança promovido pelo PP, ao lado do presidente do partido, Ciro Nogueira (PP-PI), e do senador Sérgio Moro (União-PR). O evento reuniu nomes importantes da oposição.
Marinho denuncia ministra ao TCU
Líder da oposição no Senado, o senador Rogério Marinho apresentou uma representação ao TCU contra a ministra Gleisi Hoffmann, da Secretaria de Relações Institucionais. O parlamentar alega que a ministra violou princípios da administração pública ao divulgar um vídeo promovendo um programa de crédito consignado como “empréstimo do Lula”.
PL tentou obstrução na Câmara
Na Câmara dos Deputados, parlamentares do PL, partido de Bolsonaro, anunciaram uma estratégia para impedir votações em todas as comissões, exceto na de Relações Exteriores, liderada pelo deputado Filipe Barros (PL-PR). Entretanto, a tentativa de obstrução não se concretizou ao longo do dia.
LEIA TAMBÉM
Entenda o caso: julgamento de Bolsonaro no STF
- Denúncia: Bolsonaro e mais sete aliados respondem a acusação de tentativa de golpe de Estado.
- STF: Primeira Turma iniciou julgamento nesta terça-feira (25).
- Flávio Bolsonaro: Criticou Fachin e questionou decisão sobre a ADPF das Favelas.
- Rogério Marinho: Acionou o TCU contra Gleisi Hoffmann por propaganda indevida.
- PL na Câmara: Tentou impedir votações, mas não teve êxito.