28.8 C
Rio de Janeiro
sexta-feira, fevereiro 7, 2025
InícioPolíticaApoiadora do Golpe, Damares Alves propõe nova PEC para controlar o STF

Apoiadora do Golpe, Damares Alves propõe nova PEC para controlar o STF

Resumo da Notícia

A senadora Damares Alves protocolou uma PEC que propõe permitir que qualquer cidadão apresente reclamações contra ministros do STF. A proposta busca trazer maior controle sobre os magistrados e se soma a outras medidas aprovadas pela CCJ da Câmara, que limitam decisões individuais do Supremo e permitem que o Congresso suspenda certas decisões da Corte. Ministros do STF alertam sobre os riscos dessas propostas, que não foram originadas pelo próprio Judiciário, como previsto na Constituição.

Brasília – A senadora Damares Alves (Republicanos-DF), alinhada ao bolsonarismo, protocolou uma nova Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que tem como alvo os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Na quarta-feira (9), ela apresentou a proposta que sugere regras para que qualquer cidadão possa apresentar reclamações disciplinares contra os magistrados, alegando que a falta de supervisão desses ministros é uma prática preocupante no Estado Democrático de Direito.

Segundo Damares, os ministros do STF estariam “imunes a qualquer tipo de controle”, e por isso defende que o próprio Supremo receba essas reclamações, que seriam julgadas pela maioria absoluta dos ministros. Ela afirma que essa medida visa garantir que nenhum poder seja absoluto ou acima do controle.

O que a PEC propõe?

A PEC de Damares permitiria que qualquer cidadão apresente reclamações contra os ministros do STF por ações ou omissões que não se enquadrem como crimes de responsabilidade. Segundo a senadora, o próprio Supremo deve processar essas reclamações, e os trâmites seriam definidos pela Lei Orgânica da Magistratura Nacional.


LEIA TAMBÉM

Quais as outras propostas contra o STF?

No mesmo dia da apresentação da proposta de Damares, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou outras duas PECs que também miram o STF. Uma delas limita as decisões monocráticas dos ministros e outra autoriza o Congresso a suspender decisões que ultrapassem a função jurisdicional da Corte. Além disso, a CCJ aprovou um projeto de lei para ampliar os crimes de responsabilidade imputáveis aos ministros do Supremo.

Reação do STF e possíveis consequências

Ministros do STF têm alertado os parlamentares sobre os riscos dessas medidas. A Constituição prevê que qualquer alteração nas regras do Judiciário deve ser proposta pelo próprio poder, o que não ocorreu no caso das PECs recentes. Esse movimento anti-STF, encabeçado por Damares e outros aliados conservadores, tem gerado preocupações sobre o equilíbrio entre os Poderes.

Perguntas frequentes sobre a nova PEC de Damares Alves

O que muda com a PEC proposta por Damares Alves?
A proposta permite que qualquer cidadão apresente reclamações disciplinares contra os ministros do STF, que seriam julgadas pelo próprio Supremo.

Por que a proposta é polêmica?
A PEC gera controvérsia por propor mudanças nas regras do Judiciário sem que o próprio Judiciário tenha feito essa solicitação, como exige a Constituição.

Quais outras medidas estão sendo discutidas contra o STF?
Além da proposta de Damares, a CCJ aprovou PECs que limitam decisões individuais de ministros e permitem que o Congresso suspenda algumas decisões da Corte.


Relacionadas

Confira outros assuntos:

Mais Lidas

Parimatch Cassino online