terça-feira, setembro 23, 2025
22 C
Rio de Janeiro
InícioPolíticaAto em Belo Horizonte reúne 50 mil contra PEC da Blindagem e Anistia
O Povo nas Ruas

Ato em Belo Horizonte reúne 50 mil contra PEC da Blindagem e Anistia

50 mil nas ruas de BH

Neste domingo (21), Belo Horizonte viveu uma das maiores mobilizações populares recentes. Segundo os organizadores, cerca de 50 mil pessoas ocuparam as ruas contra a PEC da Blindagem e o projeto de anistia para os condenados pelos ataques de 8 de janeiro de 2023.

A concentração começou na Praça Raul Soares e seguiu por pontos centrais, como a Praça Sete e a Praça da Estação. O percurso contou com três trios elétricos, discursos políticos e apresentações culturais, que deram o tom democrático e artístico da manifestação.

Trânsito e críticas

Com a multidão, o trânsito foi interrompido em trechos das avenidas Amazonas e Andradas. Faixas, cartazes e bandeiras exibiam críticas diretas aos deputados que apoiaram a proposta, cujo texto-base foi aprovado na Câmara no dia 17 de setembro.

Na Praça Raul Soares, manifestantes instalaram um mural com fotos e nomes dos deputados federais de Minas Gerais que votaram a favor da PEC. Acima das imagens, a palavra “traidores” estampava o painel, em forte recado ao Congresso Nacional.

Discursos e música

Entre os discursos, a vereadora Iza Lourença (PSOL) declarou:

“Tem gente que diz que há muitos bandidos na favela, mas bandidos também estão na Câmara Federal.”

A fala foi recebida com aplausos e palavras de ordem.

A cantora Fernanda Takai, vocalista do Pato Fu, participou com show em um dos caminhões de som do MST. Antes de cantar, afirmou: “É sempre pior do que a gente possa imaginar.”

O fisioterapeuta Lucas Martins, de 29 anos, que vestia a camisa da seleção brasileira, também deu seu depoimento:

“É importante demonstrar nas ruas que não concordamos com o que está acontecendo no Congresso Nacional. O troco virá nas eleições do ano que vem.”

Já o ex-vereador Arnaldo Godoy (PT) disse:

“Diante do que está acontecendo na Câmara dos Deputados, com a aprovação de um projeto que afronta a democracia, o único caminho que a população tem é ir para as ruas.”

Minas mobilizada

Além da capital, outras cidades mineiras, como Uberlândia e Juiz de Fora, também programaram atos neste domingo, ampliando o alcance da mobilização.

Parimatch Cassino online
Redacao
Redacaohttps://www.diariocarioca.com
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Relacionadas

Trump elogia Lula na ONU e fala em “química excelente”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (23) ter se encontrado rapidamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a abertura da Assembleia...

Conselho de Ética pode pautar cassação de Eduardo Bolsonaro nesta terça

Deputado é acusado de atuar contra instituições brasileiras a partir dos EUA e já responde a denúncia da PGR

Hugo Motta veta Eduardo Bolsonaro como líder e deputado pode ser cassado

Presidente da Câmara rejeita indicação para liderança da minoria; filho de Bolsonaro acumula faltas e risco de perda de mandato

Alexandre de Moraes critica sanções dos EUA contra esposa: “Ilegal e lamentável”

Ministro do STF afirma que medida viola a soberania do Brasil e a independência do Judiciário

PGR denuncia Eduardo Bolsonaro por coação contra STF no caso das sanções dos EUA

Denúncia inclui uso de conexões nos EUA, ameaças a ministros e prejuízos econômicos ao Brasil

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias