terça-feira, setembro 23, 2025
22 C
Rio de Janeiro
InícioPolíticaBolsonarista é o responsável por ação de viaturas na Paulista, diz GCM
Novo Silvinei?

Bolsonarista é o responsável por ação de viaturas na Paulista, diz GCM

A manifestação na Avenida Paulista, em São Paulo, neste domingo (21), terminou em tensão quando dois carros da Guarda Civil Metropolitana (GCM) avançaram sobre a multidão em frente ao MASP.

O episódio ocorreu durante discurso do deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) e gerou gritos de indignação entre manifestantes.

Segundo o secretário de Segurança Urbana, Orlando Morando, a ação das viaturas tinha como objetivo retirar do local o ex-deputado bolsonarista Douglas Garcia, hostilizado após tentar gravar vídeos contra a esquerda durante o ato. O secretário responsabilizou o ex-parlamentar pela confusão.

Provocação e resposta

Relatos apontam que Douglas Garcia foi reconhecido por manifestantes, que reagiram com protestos. A situação rapidamente se agravou, e a presença das viaturas no meio da multidão intensificou o clima de tensão. Organizadores pediram calma e orientaram os participantes a não reagirem às provocações.

Prefeitura sob críticas

A GCM é subordinada à prefeitura de São Paulo, comandada por Ricardo Nunes (MDB), alvo de críticas ao longo da manifestação por sua proximidade com setores conservadores. A condução do episódio deve ampliar a pressão sobre a gestão municipal.

Contexto político

As manifestações deste domingo reuniram milhares de pessoas contra a PEC da Blindagem, aprovada na Câmara, e contra o projeto de anistia aos envolvidos no 8 de janeiro. Ambos são vistos como retrocessos democráticos e de impunidade para crimes de parlamentares e golpistas.

Parimatch Cassino online
Redacao
Redacaohttps://www.diariocarioca.com
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Relacionadas

Trump elogia Lula na ONU e fala em “química excelente”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (23) ter se encontrado rapidamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a abertura da Assembleia...

Conselho de Ética pode pautar cassação de Eduardo Bolsonaro nesta terça

Deputado é acusado de atuar contra instituições brasileiras a partir dos EUA e já responde a denúncia da PGR

Hugo Motta veta Eduardo Bolsonaro como líder e deputado pode ser cassado

Presidente da Câmara rejeita indicação para liderança da minoria; filho de Bolsonaro acumula faltas e risco de perda de mandato

Alexandre de Moraes critica sanções dos EUA contra esposa: “Ilegal e lamentável”

Ministro do STF afirma que medida viola a soberania do Brasil e a independência do Judiciário

PGR denuncia Eduardo Bolsonaro por coação contra STF no caso das sanções dos EUA

Denúncia inclui uso de conexões nos EUA, ameaças a ministros e prejuízos econômicos ao Brasil

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias