terça-feira, setembro 23, 2025
22 C
Rio de Janeiro
InícioPolíticaBolsonaristas abandonam Carla Zambelli, que fica fora da anistia
Não Carregam Feridos

Bolsonaristas abandonam Carla Zambelli, que fica fora da anistia

A deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP), presa desde julho em Roma, não será beneficiada pela proposta de anistia ampla defendida por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Congresso. A informação é da colunista Bela Megale, do Globo.

Segundo o líder do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ), o texto prevê perdão a condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por atos antidemocráticos praticados desde 2019. Como Zambelli foi condenada por outro crime — a invasão ao sistema do CNJ com ajuda do hacker Walter Delgatti Neto —, ela não se enquadra no projeto.


Divergências na Câmara sobre a anistia

O projeto de anistia teve urgência aprovada na Câmara e aguarda análise do mérito. O relator, deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), adiantou que não deve haver anistia ampla, mas apenas redução de penas para condenados.

A alternativa, porém, não é aceita pelo PL, que insiste em um perdão total. Mesmo reconhecendo que o caso de Zambelli não está ligado a crimes contra a democracia, bolsonaristas a tratam como “perseguida politicamente” e usam o episódio para atacar o ministro Alexandre de Moraes.


Aliados visitam Zambelli em prisão na Itália

Na última sexta-feira (19), os senadores Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Damares Alves (Republicanos-DF), Eduardo Girão (Novo-CE) e Magno Malta (PL-ES) visitaram Zambelli em Roma. Segundo eles, o objetivo foi verificar as condições da prisão.

Zambelli foi presa na Itália após fugir do Brasil e permanecer foragida na Europa. A Justiça italiana determinou que ela continue detida enquanto o pedido de extradição é analisado.

Parimatch Cassino online
Redacao
Redacaohttps://www.diariocarioca.com
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Relacionadas

Trump elogia Lula na ONU e fala em “química excelente”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (23) ter se encontrado rapidamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a abertura da Assembleia...

Conselho de Ética pode pautar cassação de Eduardo Bolsonaro nesta terça

Deputado é acusado de atuar contra instituições brasileiras a partir dos EUA e já responde a denúncia da PGR

Hugo Motta veta Eduardo Bolsonaro como líder e deputado pode ser cassado

Presidente da Câmara rejeita indicação para liderança da minoria; filho de Bolsonaro acumula faltas e risco de perda de mandato

Alexandre de Moraes critica sanções dos EUA contra esposa: “Ilegal e lamentável”

Ministro do STF afirma que medida viola a soberania do Brasil e a independência do Judiciário

PGR denuncia Eduardo Bolsonaro por coação contra STF no caso das sanções dos EUA

Denúncia inclui uso de conexões nos EUA, ameaças a ministros e prejuízos econômicos ao Brasil

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias