Vitória de Santo Antão – O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) esteve em Vitória de Santo Antão, no interior de Pernambuco, na última segunda-feira (24), para receber o título de cidadão da cidade. Durante seu discurso, cometeu gafes ao errar o nome correto dos moradores locais e usar um termo considerado pejorativo, causando indignação entre os presentes.
Diante do público, Bolsonaro afirmou: “Posso chamar vocês de meus conterrâneos, já que sou agora ‘vitorense’. Não tenho cabeça chata, mas sou ‘vitorense'”. No entanto, o gentílico correto para quem nasce na cidade é “vitoriense” ou “antonense”. A expressão “cabeça chata” é historicamente usada de forma pejorativa contra nordestinos.
Repercussão negativa entre moradores
A declaração gerou revolta, e um morador que filmava o evento reagiu imediatamente: “‘Vitorense’ é foda, meu irmão. ‘Vitorense’ é para tomar no cu. Alguém tem que falar no ouvido dele que o certo é vitoriense, puta que pariu”.
Inicialmente, a cerimônia aconteceria na Câmara Municipal, mas foi transferida para um trio elétrico por questões de segurança. O evento contou com a presença de políticos aliados, incluindo deputados estaduais e federais, além do ex-ministro do Turismo, Gilson Machado.
Bolsonaro critica governo Lula e fala sobre pandemia
Durante o discurso, Bolsonaro criticou o governo atual, fez comparações entre seus ex-ministros e os atuais, e abordou temas como inflação, pandemia e política internacional.
Ele reafirmou que não tomou a vacina contra a Covid-19 e defendeu sua gestão durante a pandemia. “Não cometi erros”, declarou. Além disso, chamou a Região Nordeste de “mais pobre do Brasil”, apesar de duas décadas de governos petistas.
LEIA TAMBÉM
Apoio em Pernambuco
Mesmo sendo um reduto tradicional do PT, Bolsonaro obteve uma expressiva votação na cidade. No segundo turno das eleições de 2022, recebeu 33.410 votos (41,14%), enquanto Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu com 47.793 votos (58,86%).
O título de cidadão foi concedido por iniciativa do vereador Marcos da Prestação (PL), que elogiou Bolsonaro durante a cerimônia: “De Figueiredo para cá, é o melhor presidente que o Brasil já teve”. Em resposta, Bolsonaro sussurrou algo ao vereador, que repetiu ao microfone: “Ele é o ‘ex’ mais amado do Brasil”.