Bolsonaro fala em “voltar” em 2026, apesar de inelegível até 2030

Ex-presidente discursa em Belém e diz que para chegar em 2026 é preciso "passar por 2024"

JR Vital
por
JR Vital
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por...
Bolsonaro discursa em cima de caminhão de som durante evento em Belém

Belém – O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), inelegível até 2030 depois de ter sido condenado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), disse em Belém neste domingo (30) que “vamos vencer e voltar àquele período que experimentamos há pouco, de paz e de prosperidade”.

O que aconteceu

  • Bolsonaro participou do lançamento da pré-candidatura do deputado federal Delegado Éder Mauro (PL-PA) à prefeitura de Belém
  • Ele afirmou que para chegar em 2026 é preciso “passar por 2024” e vencer as eleições municipais
  • Bolsonaro também disse que seu governo “mostrou ao mundo” as riquezas do Brasil e do Pará

Inelegibilidade e investigações

Condenado pelo TSE e tornado inelegível em dois processos, por mentiras e ataques ao sistema eleitoral e por abuso de poder e campanha com dinheiro público, Bolsonaro também entrou na mira da Polícia Federal em diferentes inquéritos.Segundo ele, “não foram vocês que me tiraram de lá. Foi o sistema. Mas nós vamos vencer o sistema”.

Críticas ao governo Lula

Sem citar o nome do presidente Lula (PT), Bolsonaro disse que o atual mandatário é “um presidente sem povo” e que “nem o nordestino engole este cara”. Também afirmou que os ministros de Lula são “incompetentes ou ficha suja”.

https://www.diariocarioca.com/wp-content/uploads/2025/09/Parimatch-728-90.jpg
Seguir:
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por grandes redações.