quarta-feira, setembro 24, 2025
22 C
Rio de Janeiro
InícioPolíticaCarlos Lupi sai do governo após escândalo no INSS
Está Fora

Carlos Lupi sai do governo após escândalo no INSS

Ministro da Previdência entrega cargo após operação que revelou fraudes em descontos de benefícios

O ministro da Previdência, Carlos Lupi, pediu demissão nesta sexta-feira (2), dias após a Operação Sem Desconto revelar um esquema de descontos ilegais em benefícios do INSS. Embora não tenha sido citado nas investigações, Lupi enfrentava pressão política para deixar o cargo.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convidou o secretário-executivo da pasta, Wolney Queiroz, para assumir o ministério. A mudança visa conter a crise e preservar a base aliada no Congresso.

Fraudes no INSS e impacto político

A Operação Sem Desconto, deflagrada em 23 de abril pela Polícia Federal e Controladoria-Geral da União (CGU), investigou descontos indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas vinculados a associações de classe com acordos com o INSS. O esquema, iniciado em 2019, pode ter afetado cerca de 5 milhões de pessoas.

A operação resultou na demissão do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e de outros seis servidores. Foram instaurados 207 inquéritos policiais, com 192 mandados de prisão e 701 de busca e apreensão.

Pressão por CPI e saída de Lupi

Na quarta-feira (30), deputados da oposição protocolaram pedido para criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as fraudes no INSS. O requerimento, assinado por 185 parlamentares, aguarda decisão do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).

Fontes afirmam que a saída de Lupi faz parte de um acordo para blindar o governo e manter o PDT, partido do ministro licenciado, na base aliada. Parlamentares do partido ameaçavam deixar a base caso Lupi fosse demitido.

Novo comando na Previdência

Com a saída de Lupi, o presidente Lula indicou Wolney Queiroz, atual secretário-executivo da pasta, para assumir o ministério. A nomeação visa garantir continuidade nas ações e reforçar a confiança na gestão da Previdência.

Ressarcimento às vítimas

Nesta sexta-feira, o novo presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, reuniu-se com o advogado-geral da União, Jorge Messias, para discutir formas de ressarcir os aposentados e pensionistas prejudicados pelas fraudes. O objetivo é reparar os danos e restaurar a confiança no sistema previdenciário.


Parimatch Cassino online
Redacao
Redacaohttps://www.diariocarioca.com
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Relacionadas

Trump elogia Lula na ONU e fala em “química excelente”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (23) ter se encontrado rapidamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a abertura da Assembleia...

Conselho de Ética pode pautar cassação de Eduardo Bolsonaro nesta terça

Deputado é acusado de atuar contra instituições brasileiras a partir dos EUA e já responde a denúncia da PGR

Hugo Motta veta Eduardo Bolsonaro como líder e deputado pode ser cassado

Presidente da Câmara rejeita indicação para liderança da minoria; filho de Bolsonaro acumula faltas e risco de perda de mandato

Alexandre de Moraes critica sanções dos EUA contra esposa: “Ilegal e lamentável”

Ministro do STF afirma que medida viola a soberania do Brasil e a independência do Judiciário

PGR denuncia Eduardo Bolsonaro por coação contra STF no caso das sanções dos EUA

Denúncia inclui uso de conexões nos EUA, ameaças a ministros e prejuízos econômicos ao Brasil

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias