quarta-feira, setembro 24, 2025
22 C
Rio de Janeiro
InícioPolíticaCCJ aprova suspensão de ação contra Ramagem e pode beneficiar Bolsonaro
Pior Congresso da história

CCJ aprova suspensão de ação contra Ramagem e pode beneficiar Bolsonaro

Brasília – A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (7), a suspensão da ação penal no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) e o ex-presidente Jair Bolsonaro, acusados de tentativa de golpe. A decisão teve 34 votos a favor e 18 contra, representando uma derrota para os governistas.

Durante a sessão, Ramagem criticou o STF, alegando que o Judiciário está usurpando competências do Legislativo. A proposta ainda precisa ser votada no plenário da Câmara.

Suspensão da Ação Penal

A CCJ aprovou o parecer do deputado Alfredo Gaspar (União-AL), aliado de Bolsonaro, que propõe o trancamento total da ação penal no STF. O relatório defende que o Congresso tem competência para suspender processos contra parlamentares por crimes cometidos após a diplomação. Contudo, o parecer extrapola esse limite ao incluir crimes anteriores à posse de Ramagem.

Críticas ao STF

Durante a sessão, Ramagem afirmou que há uma “hipertrofia” do Judiciário sobre o Legislativo e que o STF trata os deputados como “irrelevantes”. Ele também declarou que está sendo usado como “joguete” pelo Supremo.

Reações e Próximos Passos

O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (PT-RJ), criticou a iniciativa, acusando os aliados de Bolsonaro de buscarem uma “anistia disfarçada”. O STF já se manifestou contra a suspensão total da ação, permitindo apenas a interrupção de processos por atos cometidos após a diplomação de Ramagem. A proposta ainda precisa ser aprovada no plenário da Câmara para ter validade.

Parimatch Cassino online
Redacao
Redacaohttps://www.diariocarioca.com
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Relacionadas

Trump elogia Lula na ONU e fala em “química excelente”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (23) ter se encontrado rapidamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a abertura da Assembleia...

Conselho de Ética pode pautar cassação de Eduardo Bolsonaro nesta terça

Deputado é acusado de atuar contra instituições brasileiras a partir dos EUA e já responde a denúncia da PGR

Hugo Motta veta Eduardo Bolsonaro como líder e deputado pode ser cassado

Presidente da Câmara rejeita indicação para liderança da minoria; filho de Bolsonaro acumula faltas e risco de perda de mandato

Alexandre de Moraes critica sanções dos EUA contra esposa: “Ilegal e lamentável”

Ministro do STF afirma que medida viola a soberania do Brasil e a independência do Judiciário

PGR denuncia Eduardo Bolsonaro por coação contra STF no caso das sanções dos EUA

Denúncia inclui uso de conexões nos EUA, ameaças a ministros e prejuízos econômicos ao Brasil

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias