Ciro Gomes ataca Duda Salabert e toma invertida: ‘Aplaude Bolsonaristas’

Ex-ministro do PDT ataca pré-candidata à prefeitura de Belo Horizonte

Redacao
Por Redacao
6 Min Read

Rio de Janeiro – A poucos dias da definição das candidaturas para as prefeituras no pleito de outubro, o ex-ministro e presidenciável Ciro Gomes (PDT) criticou sua correligionária Duda Salabert. Em entrevista ao podcast RivoNews, Ciro afirmou que a parlamentar “não tem preparo para ser prefeita de Belo Horizonte”.

RESUMO DA NOTÍCIA

  • Ciro Gomes critica Duda Salabert, chamando-a de “ególatra”.
  • Duda Salabert rebate, chamando Ciro de “amargo e ressentido”.
  • Diretório do PDT de Belo Horizonte defende Duda Salabert.
  • Ciro Gomes enfrenta acusação de violência política de gênero.
  • Disputa acirrada na esquerda pela candidatura à prefeitura de BH.

CONTEXTO E DETALHES

A poucos dias da definição das candidaturas para as prefeituras no pleito de outubro, o ex-ministro e presidenciável Ciro Gomes (PDT) criticou sua correligionária Duda Salabert. Em entrevista ao podcast RivoNews, Ciro afirmou que a parlamentar “não tem preparo para ser prefeita de Belo Horizonte”. Além disso, o pedetista acrescentou que a mineira é “uma ególatra”.


LEIA TAMBÉM

Duda Salabert, por sua vez, rebateu as declarações de Ciro, dizendo que o presidenciável “virou uma pessoa amarga e ressentida depois dos últimos resultados das eleições”. Ela acrescentou que Ciro está “no fundo do poço da política” e, “para ganhar alguma mídia”, precisa dar declarações desse tipo.

O diretório municipal do PDT de Belo Horizonte também divulgou uma nota rechaçando a posição de Ciro Gomes. A sigla destacou que ficou evidente a tentativa de Ciro de atingir a imagem pública de Salabert. “A condenação do Rodrigo Amorim por transfobia contra nossa companheira Benny Briolly é um marco histórico na luta contra essa violência, que é uma marca da política de extrema-direita. E o PSOL não vai abrir mão desse avanço. Por isso, o partido entrará com um pedido de impugnação da candidatura daquele que quebrou a placa de Marielle, assim que ela for registrada”, disse Juan Leal, presidente municipal do PSOL Carioca.

DESDOBRAMENTOS

Disputa Interna no PDT

Ciro Gomes tem se envolvido em polêmicas envolvendo ofensas a mulheres no meio político. No mês passado, ele se tornou réu por violência política de gênero contra a senadora Janaína Carla Farias (PT-CE), por chamá-la de “cortesã” e assessora para “assuntos de cama”. Para o Ministério Público do Ceará, o político desmereceu a senadora “em razão do gênero dela, com insinuações de cunho sexista e misógino”.

Apoio a Rogério Correia

O comentário de Ciro Gomes ocorre em meio a uma disputa dentro da esquerda para capitanear candidatura na capital mineira. O deputado Rogério Correia (PT) também almeja o posto. Correia tem o apoio da federação do seu partido, com PCdoB e PV, além do Psol/Rede Sustentabilidade. A convenção do PDT e do PT em Belo Horizonte será no mesmo dia.

Manifesto de Apoio

Esta semana, Correia participou de um evento para lançar um manifesto de apoio de 210 movimentos sociais, artistas e parlamentares à sua pré-candidatura. “Acho que os adversários vão ficar com inveja. Quero saber quem consegue tantos movimentos sociais, mandatos parlamentares, representatividade, quanto neste manifesto”, provocou Correia.

Pesquisa de Intenções de Voto

De acordo com a última pesquisa Quaest de Belo Horizonte (MG), de julho, Salabert está numericamente à frente do petista, com 9% das intenções de voto ante 7%. A pedetista e o petista estão tecnicamente empatados com o prefeito Fuad Noman (PSD) e o senador Carlos Viana (Podemos), com 9% e 8% respectivamente.

PERGUNTAS FREQUENTES

Por que Ciro Gomes criticou Duda Salabert?

Ciro Gomes afirmou que Duda Salabert “não tem preparo para ser prefeita de Belo Horizonte” e a chamou de “ególatra”.

Como Duda Salabert reagiu às críticas de Ciro Gomes?

Duda Salabert rebateu chamando Ciro de “amargo e ressentido” e afirmou que ele está “no fundo do poço da política”.

Qual foi a posição do diretório municipal do PDT?

O diretório municipal do PDT defendeu Duda Salabert, destacando sua competência e experiência.

Quais são as outras pré-candidaturas à prefeitura de Belo Horizonte?

O deputado Rogério Correia (PT) também é pré-candidato, com o apoio de 210 movimentos sociais, artistas e parlamentares.

Qual é a situação atual nas pesquisas de intenção de voto?

Duda Salabert lidera com 9% das intenções de voto, seguida por Rogério Correia com 7%.

Assuntos:
Compartilhe esta notícia