Traidor Fujão

DPU pede ao STF notificação de Eduardo Bolsonaro por carta rogatória nos EUA

Pedido visa garantir direito de defesa do deputado em denúncia de coação na trama golpista, diante da ausência do parlamentar no país.

JR Vital
por
JR Vital
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por...
Eduardo Bolsonaro - Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Defensoria Pública da União (DPU) solicitou nesta quarta-feira (22) ao Supremo Tribunal Federal (STF) que notifique o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por meio de carta rogatória devido ao processo em que ele é acusado de coação, relacionado à trama golpista contra o Estado Democrático de Direito.

O pedido foi motivado pelo fato de que Eduardo Bolsonaro está desde o início do ano nos Estados Unidos e não apresentou defesa prévia no processo, mesmo após sua notificação por edital, que não é considerada forma válida para garantir o direito ao contraditório fora do território nacional.

A carta rogatória, instrumento de cooperação internacional, é necessária para que a intimação e demais procedimentos legais sejam realizados dentro das normas do direito internacional, garantindo uma notificação formal e válida para o parlamentar.

A DPU afirma ainda que, devido à ausência do deputado e à impossibilidade de contato direto, não poderia elaborar uma defesa técnica legítima em nome dele, alertando que defender o parlamentar sem contato seria uma mera formalidade, violando o devido processo legal.

O relator do processo, ministro Alexandre de Moraes, analisará o pedido da DPU, que pode atrasar a análise da denúncia feita pela Procuradoria-Geral da República (PGR), a qual acusa Eduardo Bolsonaro de tentar coagir autoridades para obstruir o julgamento relacionado ao golpe de Estado.


Seguir:
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por grandes redações.