Falta Cognição

Em nova estupidez, Bolsonaristas querem boicotar marca de chinelos por comercial com Fernanda Torres

Quando falta argumento, sobra ataque ao marketing.
por 21 de dezembro de 2025
Fernanda Torres durante gravação da campanha da Havaianas
Fernanda Torres durante gravação da campanha da Havaianas
Atualizado em 21/12/2025 17:27

Políticos e militantes ligados ao bolsonarismo reagiram neste domingo (21) a um novo comercial das Havaianas estrelado por Fernanda Torres, acusando a marca de provocação política e defendendo boicote aos produtos.

Na peça publicitária, Fernanda Torres afirma que não deseja que o público comece o novo ano com o pé “direito”, mas com os dois pés, em uma mensagem associada a atitude, movimento e entrega pessoal. O trecho foi interpretado por bolsonaristas como referência ideológica.

Projeção recente da atriz
A atriz ganhou projeção internacional recente por sua atuação no filme “Ainda Estou Aqui”, que aborda o período da ditadura militar no Brasil, fator citado por críticos do anúncio.

Ataques de parlamentares
O deputado federal Rodrigo Valadares (PL-SE), vice-líder da Oposição na Câmara, afirmou em sua conta no X que a Havaianas teria feito uma “campanha política explícita contra a direita” e declarou que deixará de consumir produtos da marca, citando outras empresas de calçados como alternativa.

Críticas e acusações
O vereador Rubinho Nunes (União-SP) também atacou a campanha, dizendo que a marca teria assumido um “viés ideológico” ao brincar com a expressão “pé direito”. Segundo ele, a empresa pertence à família Moreira Salles, a quem atribuiu financiamento do filme estrelado por Fernanda Torres.

Incentivo ao boicote
A vereadora Mariana Lescano (PP-RS) seguiu a mesma linha e afirmou que a marca, a atriz e a mensagem do comercial estariam alinhadas à esquerda. Ela incentivou a substituição das Havaianas por produtos de outras fabricantes e atacou a atriz, chamando-a de “azeda”.

Contexto recente
Nos últimos dias, bolsonaristas também atacaram o SBT após a emissora convidar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes para um evento institucional.

JR Vital

JR Vital

JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por grandes redações.