Diferentemente do que o Brasil de Fato informou nesta terça-feira (8), as eleições presidenciais de 2022 contará com ao menos três mulheres como candidatas. Além da senadora Simone Tebet (MDB-MS) – anunciada na terça pelo BdF como sendo a única pré-candidata à Presidência –, também se lançaram como pré-candidatas a operária sapateira e socióloga Vera Lúcia (PSTU) e a professora e economista Sofia Manzano (PCB).
O anúncio do nome de Vera Lúcia foi feito pelo PSTU nesta segunda-feira (7), mas sua pré-candidatura só será oficialmente lançada no dia 19. Vera é pernambucana, viveu em Sergipe e foi candidata à prefeitura de São Paulo em 2020. Ela já foi candidata à Presidência em 2018.
Já a pré-candidatura de Sofia Manzano foi anunciada em 13 de fevereiro pelo PCB. Manzano é paulistana, mas mora há seis anos na Bahia, onde atua como professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Em 2014, ela foi candidata a vice-presidente da República, na chapa com Mauro Iasi, também do PCB.
Por sua vez, a professora e advogada Simone Tebet já foi deputada estadual pelo Mato Grosso do Sul, prefeita de Três Lagoas (MS) e vice-governadora do estado, atualmente ocupando, desde 2015, o cargo de senadora pelo MDB.
O texto original sobre a participação de mulheres na eleição de 2022 já foi atualizado.
Edição: Vivian Virissimo
Sign Up For Daily Newsletter
Be keep up! Get the latest breaking news delivered straight to your inbox.
By signing up, you agree to our Terms of Use and acknowledge the data practices in our Privacy Policy. You may unsubscribe at any time.