Revisão

Fux solicita correções em voto que condenou Jair Bolsonaro no STF

Ministro do STF ajusta voto para publicação do acórdão

JR Vital
por
JR Vital
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por...
Foto: Felipe Sampaio/SCO/STF

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), fez um pedido formal para devolver seu voto no julgamento que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro com a finalidade de realizar correções gramaticais. A solicitação ocorre enquanto o tribunal se prepara para finalizar e publicar o acórdão, documento oficial que consolida o resultado do julgamento e dá início ao prazo para apresentação de recursos.


Prazos e procedimentos no STF

O acórdão deve ser publicado em até 60 dias após a conclusão do julgamento, ocorrido em 24 de setembro de 2025. Cada ministro da Primeira Turma do STF tem um prazo de 20 dias para liberar o texto final de seus votos individuais. O ministro relator do caso, Alexandre de Moraes, é o responsável pela redação final do acórdão, que reúne todos os votos e fundamentações e formaliza a decisão do colegiado.


Contexto do julgamento

O julgamento analisou a participação de Bolsonaro e outros réus em uma organização criminosa que tentou golpe de Estado. Moraes relatou o processo e conduziu a instrução criminal, sendo considerado peça-chave na investigação. O acórdão consolidará a decisão que condenou Bolsonaro e determinará os próximos passos no processo judicial, incluindo opções para recursos.

Seguir:
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por grandes redações.