terça-feira, setembro 23, 2025
22 C
Rio de Janeiro
InícioPolíticaGoverno do Bolsonarista Jorginho Melo, de SC, fecha Ponte Hercílio Luz durante protesto contra PEC da Blindagem
MODUS OPERANDI BOLSONARISTA

Governo do Bolsonarista Jorginho Melo, de SC, fecha Ponte Hercílio Luz durante protesto contra PEC da Blindagem

Intervenção polêmica em Florianópolis

O governo do estado de Santa Catarina, sob a gestão de Jorginho Mello (PL-SC), determinou, sem aviso prévio, o fechamento da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, durante uma manifestação popular contra a PEC da Blindagem, conhecida como PEC da Bandidagem, e o PL da Anistia, que visa beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e os golpistas de 8 de janeiro.

Organizadores do protesto classificaram a ação como repugnante e indefensável, afirmando que se trata de uma tentativa clara de atrapalhar a mobilização pacífica. “Tal intervenção é absolutamente repugnante e indefensável! Iremos tomar providências!”, declararam representantes dos movimentos sociais presentes no ato.

Protestos seguem apesar de obstáculos

Milhares de manifestantes se concentraram nas ruas de Florianópolis, demonstrando que a repressão física não diminui a força popular. Palavras de ordem como “Brasil quer justiça”, “Povo contra anistia” e “Congresso sem bandidagem” foram entoadas durante todo o percurso da manifestação.

Especialistas em direito e mobilização cidadã lembram que manifestações pacíficas são garantidas pela Constituição, e qualquer tentativa de impedir a livre circulação de cidadãos durante atos públicos pode configurar interferência ilegal do poder executivo sobre a população.

PEC da Blindagem e PL da Anistia

A PEC da Blindagem, aprovada na Câmara dos Deputados, prevê que processos criminais contra parlamentares só possam avançar com autorização das próprias Casas Legislativas, em votação secreta, ampliando o foro privilegiado e criando riscos de impunidade política.

O PL da Anistia, apelidado de PL da Dosimetria, também enfrenta forte rejeição popular por propor revisão de penas de condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro. A mobilização nas ruas de Florianópolis reforça a pressão sobre o Senado e sobre a sociedade civil para que esses projetos não prosperem.

Parimatch Cassino online
Redacao
Redacaohttps://www.diariocarioca.com
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Relacionadas

Trump elogia Lula na ONU e fala em “química excelente”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (23) ter se encontrado rapidamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a abertura da Assembleia...

Conselho de Ética pode pautar cassação de Eduardo Bolsonaro nesta terça

Deputado é acusado de atuar contra instituições brasileiras a partir dos EUA e já responde a denúncia da PGR

Hugo Motta veta Eduardo Bolsonaro como líder e deputado pode ser cassado

Presidente da Câmara rejeita indicação para liderança da minoria; filho de Bolsonaro acumula faltas e risco de perda de mandato

Alexandre de Moraes critica sanções dos EUA contra esposa: “Ilegal e lamentável”

Ministro do STF afirma que medida viola a soberania do Brasil e a independência do Judiciário

PGR denuncia Eduardo Bolsonaro por coação contra STF no caso das sanções dos EUA

Denúncia inclui uso de conexões nos EUA, ameaças a ministros e prejuízos econômicos ao Brasil

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias