São Paulo – O ex-presidente Jair Bolsonaro, atualmente inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), declarou que pretende concorrer à presidência em 2026. Ele fez a afirmação durante uma entrevista após um almoço em uma churrascaria com o prefeito Ricardo Nunes (MDB) e o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Bolsonaro classificou sua inelegibilidade como uma forma de perseguição política. Ao ser questionado sobre quem representaria a direita na próxima eleição, se ele ou Tarcísio, respondeu: “O nome é Messias”, referindo-se ao seu próprio nome do meio.
Formação de Lideranças
Apesar de sua intenção de concorrer, Bolsonaro mencionou ter contribuído para a formação de novas lideranças políticas. Ele afirmou: “Quem é o substituto de Lula na política? Não tem. De Bolsonaro? Tem um montão por aí.” O ex-presidente expressou satisfação com o surgimento de novos líderes. Ao seu lado, Tarcísio reforçou: “O candidato a presidente é Bolsonaro.”
Condenação e Tentativas de Reversão
O ex-presidente enfrenta uma condenação por abuso de poder político e econômico, além do uso indevido dos meios de comunicação, conforme decidido pelo TSE no ano passado. A condenação resultou do uso de uma reunião com embaixadores estrangeiros para disseminar informações falsas sobre as urnas eleitorais e da utilização do evento do Bicentenário da Independência para fins eleitorais.Bolsonaro busca reverter sua inelegibilidade no TSE. Em maio deste ano, o ministro Alexandre de Moraes, então presidente do tribunal, rejeitou o pedido para anular a decisão.
Perspectivas para 2026
Na entrevista recente, Bolsonaro não mencionou nomes específicos de aliados que poderiam concorrer nas eleições de 2026. No entanto, em abril, ele citou Tarcísio e Ronaldo Caiado (União), governador de Goiás, como “sementes” para futuras candidaturas.
LEIA TAMBÉM
Perguntas frequentes sobre a candidatura de Bolsonaro
Jair Bolsonaro pode ser candidato em 2026?
Sim, ele afirmou que pretende concorrer, apesar da inelegibilidade até 2030.
O que motivou sua inelegibilidade?
Ele foi condenado por abuso de poder político e econômico e uso indevido dos meios de comunicação.
Quais lideranças Bolsonaro mencionou?
Ele destacou ter formado várias lideranças políticas e citou Tarcísio e Ronaldo Caiado como possíveis candidatos.