A Justiça de Santa Catarina condenou o deputado federal Marcos Antônio Pereira Gomes, o Zé Trovão (PL-SC), ao pagamento de R$ 50 mil por danos morais à ex-companheira Jéssica da Costa Veiga.
A sentença, assinada pela juíza Karen Francis Schubert, do 1º Juizado Especial Cível de Joinville, reconheceu práticas de violência física, psicológica, moral e política.
Entre os elementos que pesaram na decisão estão a admissão do deputado de ter agredido a vítima com um “tapa na cara” e o uso de sua influência para retirá-la da presidência do PL Mulher em Joinville, episódio classificado como violência psicológica, política e econômica.

Outro ponto destacado pela magistrada foram as declarações públicas de Zé Trovão sobre suposto consumo de álcool por Jéssica, entendidas como difamação e exposição vexatória da vida privada da ex-companheira. A defesa alegou imunidade parlamentar e liberdade de expressão, mas os argumentos foram rejeitados.
O processo, antes em segredo de justiça, teve o sigilo levantado a pedido da vítima, permanecendo restritos apenas documentos de caráter sensível.
A decisão não é definitiva e cabe recurso ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Em nota, a assessoria do parlamentar classificou a condenação como “política” e disse acreditar na reversão em instâncias superiores.

