terça-feira, setembro 23, 2025
22 C
Rio de Janeiro
InícioPolíticaLíder do PL quer nova confusão por anistia na Câmara
Nunca fez nada pelo povo

Líder do PL quer nova confusão por anistia na Câmara

O líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (RJ), elevou o tom contra o relator do projeto da anistia, deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP).

Em entrevista à jornalista Andréia Sadi, do g1, Sóstenes descartou qualquer possibilidade de substituir a anistia por uma mera redução de penas aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro.

“Onde já se viu alguém da direita votar para reduzir pena? Quem reduz pena é a esquerda. Não aceitamos”, afirmou. O parlamentar foi ainda mais duro: “Ou aprova a anistia ou Paulinho pede para sair”.

Disputa após urgência aprovada

Na última quarta-feira (17), a Câmara aprovou o regime de urgência para a tramitação do projeto, acelerando sua análise. No dia seguinte, o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), nomeou Paulinho da Força relator da proposta.

Desde então, Paulinho tem defendido que o texto não conceda anistia “ampla, geral e irrestrita”, como exige o núcleo bolsonarista, mas sim uma revisão das penas aplicadas aos condenados.

Bolsonaro fora do alcance da proposta

Paulinho deixou claro que a medida não deve incluir o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas apenas revisar as condenações dele e de outros envolvidos na tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

Essa posição irritou ainda mais a base bolsonarista, que insiste em anistia plena, mesmo diante da resistência do Supremo Tribunal Federal (STF), que já declarou inconstitucional o perdão geral.

Temer e STF entram em cena

Para tentar avançar com a proposta, Paulinho tem buscado apoio em diferentes frentes. Na quinta-feira (18), se reuniu com o ex-presidente Michel Temer (MDB), que chegou a interceder junto a ministros do STF, como Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes.

O relator afirmou nesta sexta-feira (19) que pretende levar o texto à votação já na próxima quarta-feira (24).

Parimatch Cassino online
Redacao
Redacaohttps://www.diariocarioca.com
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Relacionadas

Trump elogia Lula na ONU e fala em “química excelente”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (23) ter se encontrado rapidamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a abertura da Assembleia...

Conselho de Ética pode pautar cassação de Eduardo Bolsonaro nesta terça

Deputado é acusado de atuar contra instituições brasileiras a partir dos EUA e já responde a denúncia da PGR

Hugo Motta veta Eduardo Bolsonaro como líder e deputado pode ser cassado

Presidente da Câmara rejeita indicação para liderança da minoria; filho de Bolsonaro acumula faltas e risco de perda de mandato

Alexandre de Moraes critica sanções dos EUA contra esposa: “Ilegal e lamentável”

Ministro do STF afirma que medida viola a soberania do Brasil e a independência do Judiciário

PGR denuncia Eduardo Bolsonaro por coação contra STF no caso das sanções dos EUA

Denúncia inclui uso de conexões nos EUA, ameaças a ministros e prejuízos econômicos ao Brasil

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias